Super Hiper Mega Banner

Life: o bullying como você nunca viu

A palavra ijime pode soar estranha para os brasileiros, mas ela significa bullying em japonês. E este é o tema principal de Life (Raifu) - novela japonesa ou dorama, como é chamado por lá. Baseado em um mangá homônimo, a série de 11 episódios conta a sofrida vida da estudante Ayumu (Kitano Kii). Como se não bastassem todas as inseguranças da adolescência, ela enfrenta problemas bem maiores que notas baixas no colégio.

Tudo começa quando, após um terrível incidente envolvendo uma amiga, ela vai para uma escola nova. Chegando lá ela rapidamente fica amiga de Manani (Fukuda Saki), a garota mais popular do colégio. Só que um mal entendido faz com Manami odeie Ayumu e tente destruí-la de todas as formas. Quando se pensa em um programa televisivo para o público jovem, o primeiro nome que se vem na mente é Malhação. Só que Life apresenta situações extremas e toca em temas bem mais maduros e polêmicos que o folhetim da TV Globo.

Chega a ser chocante porque as coisas tornam-se insuportáveis. A partir do segundo capítulo, quem assiste Life decide acompanhar não pela curiosidade para saber como vai terminar e sim para que as coisas se resolvam logo e que aconteça justiça. E como já pode se imaginar, é a vilã Manami que rouba a cena. E ela é insuportavelmente fria, irônica, falsa e usa toda a inteligência para o mal. Mais bonita, rica e esperta que a protagonista, ela manipula as pessoas e faz com que Ayumu torne-se persona non grata na escola.
E não é apenas Manami a única vilã da novela. O namorado dela, com tendências psicopatas, também ameaça a paz da mocinha. A novela possui poucos personagens e toda a ação acontece praticamente dentro do ambiente escolar. Mesmo assim é interessante por fazer questionar os sérios desdobramentos que uma fofoca pode causar na vida de uma pessoa. Life tem uma história que soa como apelativa e exagerada, mas muitas pessoas que vivem no Japão juram que representa a realidade de lá.
O ritmo é frenético, assim como a edição das imagens, sempre com muitos cortes, ângulos e trilha que parece ter saído de videogame. Apesar da estranheza que eles elementos podem provocar em um primeiro momento, não demora muito para entrar na história e se viciar rapidamente. E quem vai ver com certeza vai ter ódio da Manami e querer que a pobre Ayumu consiga reunir forças para superar e nunca desistir.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui um video com cenas da série Life

Raifu (Japão, 2007) Com Kitano Kii, Fukuda Saki, Hosoda Yoshihiko, Hojo Takahiro, Seki Megumi, Hoshii Nanase, Suenaga Haruka, Natsume Suzu, Nakamura Tomoya, Hirano Sayaka, Yamada Kenta, Uemura Chika...   

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.