#1044-Poder Sem Limites

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, já dizia o tio do Homem Aranha. O que fazer quando, de uma hora para a outra, se consegue uma força além do normal? Essa questão é tratada em Poder Sem Limites, filme que entra em cartaz hoje nos cinemas. O trabalho marca a estreia do cineasta Josh Trank na telona – antes ele só tinha dirigido The Kill Point, um seriado para a TV.

O longa-metragem acompanha a vida de Andrew Detmer (Dane DeHaan), adolescente que sofre em casa com a mãe doente e o pai alcoólatra. Na escola, mais sofrimento, pois é vítima de bullying. Seu único amigo é o primo Matt Garetty (Alex Russell) que, diferente dele, é popular e tem uma vida social ativa. Mas um fato sobrenatural fará com eles se unam com o extrovertido Steve Montgomery (Michael B. Jordan).

Os três desenvolvem poderes especiais, como a habilidade de mover e controlar objetos com a mente. Só que cada um do trio lidará com o dom de forma distinta. Para Andrew, que sempre viveu oprimido, é a oportunidade de encontrar seu lugar no mundo. Só que, à medida que eles vão se aprimorando, as coisas ficam cada vez mais perigosas. Entra aí a falta de responsabilidade citada no início deste texto – qualidade importante quando se fala de poder.
A forma que o longa-metragem foi filmado lembra Cloverfield – Monstro ou Diário dos Mortos, isto é, uma colagem de cenas gravadas pelos próprios personagens. Para fazer mais sentido, a história acrescenta dois personagens que sempre andam com filmadoras. O protagonista (que tem como objetivo registrar seu lamentável cotidiano) e uma blogueira (que chega ao absurdo de filmar até toca a campanhia de sua casa?). O recurso não é nenhuma novidade, mas ainda transmite uma noção de realismo.
Algumas cenas são bem interessantes, como a chance que os amigos têm de voar e aproveitar os dons de uma forma descompromissada e divertida. É como se novos mutantes de X-Men fossem criados e ainda estivessem aprendendo a lidar com o poder. Agora, no geral, nem mesmo o drama vivido pelo protagonista consegue evitar que a história seja boba. O final, longo demais, também chega a cansar. Mesmo assim muitos jovens devem se identificar com os protagonistas e gostar do resultado.

Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Poder Sem Limites legendado em português:

Chronicle (EUA/Reino Unido, 2012) Dirigido por Josh Trank. Com Dane DeHaan, Alex Russell, Michael B. Jordan, Michael Kelly, Ashley Hinshaw, Bo Petersen, Anna Wood, Rudi Malcolm, Luke Tyler, Crystal-Donna Roberts…

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente esse filme! Mostra de forma muito natural, pessoas com super poderes, sem a rotulação de "super-herói", mas de uma forma mais intimista, nos mostrando toda a problemática de uma criação, de uma pessoa que pela timidez acaba sendo excluída no seu meio social, e como o poder mexe com a cabeça das pessoas, enfim… achei um filme fantástico, muito legal de se ver, com ótimos efeitos especiais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui