#1051-Projeto X – Uma Festa Fora de Controle


*Por Raíssa Saraiva – raissasaraiva@daiblog.com.br

Que tal usar uma câmera de vídeo para registrar uma festa adolescente? O recurso da câmera nervosa, popularizado em tramas de terror como A Bruxa de Blair, chega ao terreno das comédias em Projeto X – Uma Festa Fora de Controle, filme de estreia do diretor Nima Nourizadeh. A película foi produzida por Todd Phillips, diretor de Se Beber, Não Case e Um Parto de Viagem. Thomas (Thomas Mann), Costa (Oliver Cooper) e J.B. (Jonathan Daniel Brown) são três impopulares formandos do ensino médio.

Quando os pais de Thomas viajam e deixam o garoto sozinho em casa, o trio decide dar uma festa de arromba para fazer sucesso entre os colegas. O projeto é mega elaborado e conta até mesmo com dois seguranças infanto-juvenis e um cinegrafista para documentar os resultados. Quando (literalmente) centenas de convidados começam a surgir, os adolescentes perdem o controle do plano e a festa fica muito mais louca do que eles planejavam.

Toda a ideia de Projeto X é meio experimental: o diretor é estreante, o elenco é quase todo inexperiente (exigência dos produtores) e até as câmeras utilizadas são diferentes, trazendo para o filme muito material filmado por celulares, por exemplo. O objetivo era tornar a história verossímil, independente, algo como um reality show. A trama tem cenas frenéticas de dança, bebidas, drogas, nudez e sexo, tudo para representar como seria uma típica festa de sucesso, na cabeça dos adolescentes norte-americanos, onde a diversão sem limites é o que importa. Entender se a meta foi atingida depende de cada espectador. Alguns podem achar a “realidade” sensacional. Outros não. Os pais devem ficar, provavelmente, de cabelo em pé.

A busca pela criatividade precisa ser reconhecida. Projeto X – Uma Festa Fora de Controle traz para o terreno dos filmes teen as sequências de acontecimentos absurdos que tanto fizeram sucesso em Se Beber, Não Case. A história até tenta fugir dos clichês adolescentes, mas o argumento principal não deixa. Ainda assim, a produção tem feito sucesso e já existem planos para uma possível continuação.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer de Projeto X legendado em português na TV Daiblog:

Project X (EUA, 2012). Dirigido por Nima Nourizadeh. Com Thomas Mann, Oliver Cooper,
Jonathan Daniel Brown, Dax Flame, Kirby Bliss Blanton, Brady Hender, Nick Nervies, Alexis
Knapp, Miles Teller, Peter Mackenzie, Caitlin Dulany, Rob Evors, Rick Shapiro…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui