Filmes da Semana da Francofonia

O Teatro Oi Brasília (Complexo Royal Tulip Brasília Alvorada, SHTN Trecho 1, vizinho ao Palácio da Alvorada) também fará parte da programação da 15ª Semana da Francofonia, que anualmente reúne eventos acadêmicos, institucionais, culturais e esportivos de 75 países de língua francófona.  De 17 a 21 de março (sábado a quarta-feira), sempre às 21h, serão exibidos cinco filmes de origens diversas, tais como França, Togo, Polônia, Burkina Faso, Suíça e República Tcheca (ver programação abaixo e sinopses em anexo). O acesso é gratuito. Mais informações: (61) 3424-7121.

Outros filmes da Semana da Francofonia também serão exibidos em espaços como CCBB, Aliança Francesa, Sala Le Corbusier (Embaixada da Franca), Sesc (Gama) e Sesi (Taguatinga).

Confira a programação do Teatro Oi Brasília:

Sábado, 17/3
Filme: Está Vibrando nas Nossas Cabeças (França/Togo, 2009) Horário: 21h Gênero: Documentário Duração: 52 minutos Classificação indicativa: 14 anos. Sinopse: Kassim Sanogo mora em Korofina, um bairro de Bamako, onde vivem a maioria das pessoas
underground da cidade. Para sobreviverem, eles fazem um pouco de tudo: os jovens cantam rap, fazem penteados, vendem roupas, e alguns vendem o que nem conhecem – mas é no underground que existe a criação, a vibração de ideias. Entretanto, Kassim está terminando sua tese de filosofia na faculdade – uma exceção que vem de longe…

Domingo, 18/3
Filme: A Pequena Moscou (Polônia, 2008) Horário: 21h Gênero: Drama Duração: 113 minutos Classificação indicativa: 12 anos. Sinopse: O filme relata os abusos cometidos pelo Exército Soviético na cidade polonesa de Legnica, apelidada de “A Pequena Moscou” devido à presença, durante quase cinquenta anos (1945-1993) de uma base militar soviética, a maior da Polônia. Viera, uma jovem russa casada com Yuri, um piloto de caça, inicia um romance clandestino com Michał, um tenente polonês. O encontro acontece em 1967 durante as cerimônias do 50° aniversário da Revolução de Outubro. A história de amor proibido se converte numa tragédia pessoal, que tem como pano de fundo uma tensa situação política, agravada pela invasão das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia em 1968.

Segunda-feira, 19/3
Filme: O Sofá (Burkina Faso, 2009) Horário: 21h Gênero: Comédia Duração: 95 minutos Classificação indicativa: 12 anos. Sinopse: Em um país comprometido na promoção da cultura do resultado e da boa governança, Clarisse Ouédraogo, uma mulher íntegra, é nomeada pelo Conselho dos Ministros Diretora Geral da Sociedade Geral das Minas. Apesar dos preconceitos sociais e os contratempos de mãe e esposa, ela lutará duplamente para cumprir sua missão.

Terça-feira, 20/3
Filme: Coração Animal (Suíça, 2009) Horário: 21h Gênero: Drama Duração: 90 minutos Classificação indicativa: 14 anos. Sinopse: Em uma distante pastagem suíça, Paul reina soberano em seu mundinho cheio de regras ritmado pela dura rotina de trabalho. Esse rude fazendeiro, que demonstra afeto apenas por seus bichos, negligencia e mal trata sua esposa Rosine. Sofrendo de uma doença que em breve a incapacitará, essa mulher a quem ele nunca soube amar para de trabalhar a seu lado e tudo parece desmoronar. Ele decide então contratar temporariamente um polonês e esse encontro vai transformar sua vida, sobretudo a sua relação com Rosine. E quando ela vai para o hospital, Paul deve se confrontar com suas necessidades e angústias e finalmente superar a sua incapacidade de compreender e exprimir suas emoções.

Quarta-feira, 21/3
Filme: Protetor (República Tcheca, 2009) Horário: 21h Gênero: Drama Duração: 98 minutos Classificação indicativa: 12 anos. Sinopse: Drama onde as pessoas são levadas a escolher entre a recusa e a submissão ao regime nazista, no âmbito da invasão da então Tchecoslováquia, durante a 2ª Guerra Mundial. Ganhador do prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Cracóvia, 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui