Super Hiper Mega Banner

#1056-Xingu

Enquanto o futuro dos índios parece ser o mais sombrio possível, a exemplo de atitudes brutais como o assassinato do pataxó Galdino Jesus dos Santos - triste episódio de 1997, feitos admiráveis fazem lembrar que ainda pode existir respeito com aqueles que são os verdadeiros donos do Brasil. O filme Xingu, que estreia nos cinemas, é livremente inspirado na história real dos irmãos Villas-Bôas. Eles foram os responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu em 1961, espaço que, até hoje, é considerado um marco na defesa dos direitos dos povos indígenas.
Cao Hamburger se reafirma como um dos mais importantes cineastas brasileiros. Com produção de uma figura de peso como Fernando Meirelles, o longa-metragem conta uma bela história de pessoas que fizeram a diferença: os irmãos Villas-Bôas. O trio central do elenco é formado por Felipe Camargo (Sonhos e Desejos), João Miguel (Estômago) e Caio Blat (As Melhores Coisas do Mundo). Todos estão bem e ficou muito parecido fisicamente com os personagens da vida real. A parte técnica chama a atenção pela qualidade. É tudo de primeira, mostrando que o cinema nacional tem condições de não dever nada para produções estrangeiras.
Partindo em 1944, na Expedição Roncador-Xingu, os Villas-Bôas entraram em contato com índios. Salvaram vidas e preservaram culturas ao criar o Parque Nacional do Xingu, lugar que, até hoje, abriga diversas tribos. O filme se desenvolve bem e apresenta as aventuras (e dificuldades) que eles tiveram ao se aventurar pelas florestas. Desde a violência até os conflitos éticos. O filme recria os acampamentos militares que eram criados na floresta e mostra como foram os primeiros contatos dos índios com os chamados "homens brancos".
É o terceiro longa-metragem de Cao Hamburger (que fez o País concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com O Ano em Que Meus Pais Sairam de Férias) e, no elenco, chama a atenção o trabalho do excelente João Miguel, que já mostrou ser talentoso em outros papéis. Outro ponto positivo é a cativante trilha sonora de Beto Villares, que combina com as locações naturais. Uma joia do cinema nacional. Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme Xingu:
Xingu (Brasil, 2012) Dirigido por Cao Hamburger. Com João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti, Maria Flor, Augusto Madeira, Fábio Lago...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.