#1058-Um Método Perigoso

*Por Bianca Baptista – biancabaptista@daiblog.com.br

A psicanálise revive. Escrito pelo roteirista português Christopher Hampton (Desejo e Reparação) como uma adaptação do livro homônimo de John Kerr, Um Método Perigoso fala do tratamento de Sabina Spielrein (Keira Knightley, de Camisa de Força), filha de um magnata judeu russo, que foi levada a se internar em uma clínica na Suíça.

O objetivo é o tratamento com o médico Gustav Carl Jung (Michael Fassbender, de Bastardos Inglórios, X-Men Primeira Classe) seus problemas psiquiátricos. O filme mostra uma mistura de ficção e realidade ao abordar dois personagens extremamente importantes no tratamento de doenças da mente: Sigmunng Freud (Viggo Mortensen, de Marcas da Violência) e Carl Jung.

Na trama, os dois acabam se reunindo como forma de tentar discutir suas teorias para o melhor desenvolvimento da psicanálise, que, na época, ainda estava no ínício e era extremamente recusada pelos outros médicos. Em meio a isso, a personagem Sabina mostra os altos e baixos da histeria, no entanto apresenta certas falhas, principalmente do meio ao final, quando o sotaque russo quase desaparece e quase não há indícios do comportamento errático e sexual reprimido.
Enquanto isso, o irlandês Michael Fassbender prova ser um dos talentos dessa geração, ao atingir a maturidade na atuação e definir bem a angústia pessoal e profissional necessária ao papel do médico suíço. A direção é simples, sem grandes inovações, mas ideal para o enredo complexo, e talvez um pouco confuso para aqueles que não obtém informações suficientes sobre a teoria psicanalítica freudiana.
Mas definitivamente Cronenberg, ao aceitar dirigir esse filme, mostra sua queda por enredos que tentam desvendar ou simplesmente mostrar a psiquê humana, já que ele também foi responsável por Spider – Desafie Sua Mente, Marcas da Violência e Senhores do Crime.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme Um Método Perigoso:

A Dangerous Method (Canadá,Alemanha,Reino Unido e Suiça, 2011). Dirigido por David Cronenberg. Com Michael Fassbender, Keira Knightley, Viggo Mortensen,  Vicent Cassel…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui