Super Hiper Mega Banner

Livro ensina receitas de culinária do cinema

Quem assistiu ao filme Julie e Julia com certeza terminou a sessão com a  barriga roncando! Em qualquer cultura, a relação do ser humano com os alimentos vai muito além de saciar a fome. A comida pode também provocar múltiplas sensações, desde alegrar, refrescar ou relaxar até apimentar os corpos e relacionamentos. Muitos cineastas souberam usufruir desta relação para estimular sentimentos e emoções em seus espectadores, como a pipoca na hora de suspense em Pânico, ou o hambúrguer que Samuel L. Jackson elogia antes de fazer seu trabalho em Pulp Fiction.
Atento a essa interessante afinidade entre culinária e cinema, Bechy Thorn reuniu em um só livro as principais receitas mostradas na telona. O resultado pode ser degustado em Jantares de cinema: receitas dos seus filmes favoritos, lançado pela Editora Gutenberg, com tradução de Daniel Veloso.
Abrangendo diversos estilos de filmes de diferentes épocas, como Star Wars ou O Diário de Bridget Jones, a obra compila 74 receitas que ficaram famosas em Hollywood por despertarem o apetite repentino nos espectadores e a vontade de trocar a pipoca cheia de manteiga pelos pratos suculentos que desfilavam diante de seus olhos.
Além de uma breve resenha sobre o filme e uma frase que o fez entrar para a história, o livro apresenta as receitas de forma simpática e próxima à linguagem cinematográfica. Os ingredientes são caracterizados como “elenco & apoio”; em “voz em off”, são oferecidas dicas cruciais para que não haja qualquer falha; em “roteiro”, é descrito o modo de preparo. Tudo elaborado para que se crie a sensação de estar consumindo o mesmo que foi preparado durante as gravações do filme.
Quem já sentiu água na boca ao ver, por exemplo, os donuts dos Simpsons, o bolinho recheado twinkie do Caça Fantasmas, ou até a torta de maça do filme American Pie, poderá agora aprender a prepará-los e saciar aquela vontade estimjulada há muito tempo. Jantares de Cinema é particularmente instigante para quem, como sua autora, tem duas grandes paixões: cinema e culinária.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.