Super Hiper Mega Banner

#1072-Como Água - Anderson Silva


*Por Ray de Aguiar - raydeaguiar@daiblog.com.br

O título Como Água é uma referência a Bruce Lee, que dizia que o lutador deveria se adaptar ao oponente e a situação, como a água se adapta ao recipiente em que está. O documentário sobre Anderson Silva, lutador brasileiro de MMA (artes marciais mistas), mostra sua rotina no período entre abril e agosto de 2010, em preparação para defender o cinturão de pesos-médios na luta contra o americano Chael Sonnen.

Anderson “Spider” vinha de uma vitória normal por pontos contra Demian Maia e a organização do UFC (Ultimate Fighting Championship) não gostava do fato de Anderson não “promover” suas lutas. “Promover”, no caso, é fazer provocações ao adversário, como Chael Sonnen constantemente o faz. O presidente do UFC, Dana White, e até o empresário de Anderson, Ed Soares, dão depoimentos que reforçam a ideia de que Anderson está numa crise. Na verdade, ele só não está querendo participar do circo que o UFC quer ver armado. Seu único interesse é praticar o esporte.
O documentário não chega a empolgar. Mas é um retrato curioso e interessante do mundo que cerca o UFC. Quem gosta de MMA deve curtir rever a luta entre Anderson e o falastrão Sonnen. Quem não gosta, vale a pena conferir pra formular uma opinião e ter fundamentos para criticar.
Confesso que não sou fã de MMA. Até porque a recente popularização do esporte no Brasil me parece mais uma modinha do que um interesse genuíno. Entretanto, respeito os atletas como Anderson Silva, que buscam um senso de equilíbrio emocional em meio à histeria violenta que toma conta da maioria dos esportes. Os fãs de MMA, assim como torcedores de futebol e qualquer outro esporte, nutrem uma paixão por seus times e atletas que muitas vezes é descontrolada. Por esta razão, não há necessidade dos organizadores e dos próprios atletas aumentarem esta paixão, visto que muitas vezes resulta em violência, como no caso recente no estado de São Paulo entre torcidas de dois times de futebol.
Mas talvez o UFC goste que os lutadores criem polêmicas porque o público consome isso. Eles dão o que o público quer, adaptando-se ao interesse coletivo. Adaptando-se... como água. Pelo jeito, o título do documentário é mais do que aparenta.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Como Água - Anderson Silva:


Like Water (EUA, 2011) Direção: Pablo Croce. Com: Anderson Silva, Chael Sonnen, Ed Soares, Dana White, Lyoto Machida, Damaso Pereira, Steven Seagal, Junior Dos Santos...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.