#1077-E Aí… Comeu?

*Por Carlos Vivacqua

Trazendo em letras garrafais de seu pôster os dizeres: “A primeira verdadeira comédia sobre o amor!”, o filme de Felipe Joffily ousadamente tenta preencher sapatos que claramente não precisam ser tirados da caixa. Baseada na peça de mesmo nome, E Aí…Comeu? traz no elenco Marcos Palmeira (A Mulher do Meu Amigo), Bruno Mazzeo (Cilada.com) e Emilio Orciollo Netto como três amigos que discutem relações e a vida entre uma cerveja e outra. Trazendo as reviravoltas que cada um deles tem em suas vidas amorosas a mesa de metal de um bar.

A ideia de poucos cenários funciona muitas vezes de maneira dinâmica no teatro, e com competência, o mesmo se adapta bem as telas de cinema. Mas no filme, três amigos cheios de vida parecem ancorados a apenas dois cenários, uma mesa de bar e um apartamento qualquer.

O título da obra: “E aí… Comeu?” vai contra a proposta contida no mesmo pôster, de que será a verdadeira comédia sobre o amor. E não é só um erro de semântica. O filme é um equívoco.
Os atores estão muito bem em seus papéis. O problema são os personagens. Nada é desenvolvido além de uma depressão pós-separação e uma tara sexual excessiva. Não que isso distoe da realidade de muitos, mas nesses dois momentos, falhei em ver amor ou comédia bem representados.

Um filme que trata o amor como sexo, depressão e desconfiança, e trata a mulher como uma figura masculinizada e sem delicadeza alguma mostra que esse filme não sabe quem é seu público. Muitos irão se identificar com momentos da vida, mas depois de 40 minutos de filme, é capaz do espectador questionar o alcoolismo dos protagonistas, do que rir sobre o amor.

Salvo algumas participações, e edição, o longa-metragem mostra um Rio de Janeiro triste e deprimente (lembrando que é uma comédia), e se monta com uma trilha sonora não estudada para clima, situação ou roteiro. Infelizmente não é um daqueles filmes que te fazem rir, pensar ou amar, é um filme que não faz nada além de clichês, depressão e excesso de alcool, que caberiam bem em outras obras mas, na minha mais singela opinião, não cabem na “primeira comédia verdadeira sobre o amor”.
Cotação do Daiblog: Daiblog

Veja aqui o trailer do filme E Aí…Comeu?:

E Aí… Comeu? (Brasil, 2012) Dirigido por Felipe Joffily. Com Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira,  Dira Paes, Tainá Müller, Laura Neiva, Juliana Schalch, Alex Sander, José de Abreu, Renata de Castro Barbosa, Juliana Alves…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui