Super Hiper Mega Banner

#1079-O Exótico Hotel Marigold


*Por Ray de Aguiar - raydeaguiar@daiblog.com.br

Antes de me dirigir ao cinema para assistir O Exótico Hotel Marigold, vi comentários nas redes sociais de pessoas escolhendo um filme pra assistir no mesmo dia. “Ah, tem só um nacional e um indiano chato”, foi a pérola digitada por uma pessoa que nem tinha assistido a nenhum dos filmes, mas já estava reclamando. Pois bem, caro leitor, venho por meio desta crítica passar uma lição que deve servir a todos: Não julguem um filme antes de assistir!
Agora que desabafei, vamos ao filme. Antes de mais nada, é uma produção britânica. Igual aos filmes de um certo bruxinho com uma cicatriz na testa. Dá pra perceber só pelos atores principais: Judi Dench, Bill Nighy, Maggie Smith, Tom Wilkinson. Todos britânicos. O que me faz lembrar outra lição: Pesquisem! A história do filme é que se passa em sua maior parte na Índia. Basicamente, é a história de vários idosos britânicos que decidem viajar para um hotel na Índia que prometia luxo e conforto, mas ao chegarem lá se deparam com um estabelecimento caindo aos pedaços. E todas essas pessoas vão acabar convivendo durante alguns dias e descobrirão sentimentos e lições de vida. Essa história de pessoas tendo que conviver juntas e embarcando em jornadas de auto-descoberta já foi contada várias vezes.
Nas comédias românticas, é possível citar Encontro de Casais, que tem a mesma temática. A diferença aqui é que o humor é leve, o drama convence bem e o desenvolvimento dos personagens é mais sutil, e consequentemente, mais natural. Muito graças às excelentes atuações dos atores já mencionados e também de Dev Patel, protagonista de Quem Quer Ser Um Milionário?, que neste filme, interpreta Sonny, o gerente do Hotel Marigold, que tem dois sonhos: fazer do hotel um sucesso dos negócios e casar com sua namorada. Sonhos que são repudiados pela mãe super-protetora. Pra não estragar boa parte do filme, basta dizer que ele também terá papel importante no convívio com os novos hóspedes.
Curiosamente, a maior parte das pessoas na sessão do filme que assisti era composta por pessoas mais velhas. Não sei se foi por causa do horário, às 14h. Gosto de pensar que é pelo interesse genuíno na sensibilidade que o filme transmite. Algo que temos que aprender com os mais velhos. Sejam eles nossos avós, tios, pais, conhecidos ou personagens de um filme. Não quero chegar depois dos 60 com o pensamento de que poderia ter sido mais sensível, ou que deveria ter lutado pelos meus sonhos ou por um grande amor. Por isso, sigo estas lições já hoje, com meus vinte e poucos anos. Tenho certeza que mais pra frente, não vou precisar viajar até o Hotel Marigold pra me sentir melhor.
Detalhe: o ator Dev Patel, apesar de ter etnia e traços indianos, é na verdade britânico. Como é possível perceber, as aparências enganam. Assim como o próprio hotel do filme. Com a diferença de que o hotel passa uma imagem de luxuoso para os personagens e decepciona. Por outro lado, o filme pode até soar estranho com este título “exótico”, mas supera qualquer expectativa.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme O Exótico Hotel Marigold:


The Best Exotic Marigold Hotel (Reino Unido, 2012) Direção: John Madden. Com: Judi Dench, Bill Nighy, Dev Patel, Celia Imrie, Ronald Pickup, Maggie Smith, Tom Wilkinson, Penelope Wilton...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.