Super Hiper Mega Banner

#1081-O Tesouro Branco


*Por Ray de Aguiar (na Cidade de Goiás) - raydeaguiar@daiblog.com.br

Além de As Hiper Mulheres, outro título exibido na Mostra Competitiva do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental foi O Tesouro Branco, documentário da cineasta Katharina Bühler. A produção mostra duas gerações que trabalham em um lago de sal de Uyuni, na Bolívia, em meio ao deserto branco, região da maior reserva de lítio do mundo.

O longa-metragem denuncia a árdua função em meio a condições desumanas – inclusive crianças que trabalham no lugar sem segurança e ainda sonham com condições melhores de vida. O público se emocionou com diversas cenas.
Duas cenas são tocantes: as crianças trabalhando sem parar quando, de repente, uma delas para e fica ofegante; e o povo feliz por presenciar a inauguração da torre de celular, fato que fez com que com as pessoas ficassem conectadas e menos isoladas - um momento histórico de integração com o mundo globalizado.
A diretora do documentário, Eva Katharina Bühler, conversou com a imprensa no FICA e respondeu algumas perguntas. Ela fez questão se ressaltar que não houve nada ensaiado no filme e que todas as interações com as pessoas foram naturais. Esclareceu também que não houve interferência do governo enquanto esteve filmando e em breve terá a oportunidade de voltar ao local para exibir o filme para as pessoas que foram filmadas.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui um trecho do filme O Tesouro Branco:

Der Weisse Schatz und die Salzarbeiter von Caquena (Alemanha / Bolívia / Suiça, 2011) Dirigido por Eva Katharina Bühler. Com Daniel Lopez Colque,   Juan Lopez Gonzales, Rosauro Lopez Huayllani...

Ray de Aguiar viajou a convite do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.