Super Hiper Mega Banner

FICA apresenta a sétima arte ambiental


*Por Ray de Aguiar (na Cidade de Goiás) - raydeaguiar@daiblog.com.br

A sétima arte encontra a natureza e as causas ambientalistas no FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), que começou esta semana na tradicional Cidade de Goiás (GO), localizada a 290 km de Brasília. O evento que, vai até domingo (1º de julho), conta com filmes de vários países, sempre com uma temática relacionada ao meio ambiente. A Mostra Competitiva começou com As Hiper Mulheres, dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro.
As Hiper Mulheres

O longa-metragem foi exibido na edição passada do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e mostra uma tribo indígena do Mato Grosso e seus vários rituais, como danças com cantoria das mulheres. O título faz referência à cultura da tribo, onde são as mulheres que se insinuam para os homens de maneira direta e sem pudores, enquanto os maridos são retratados levando comida e água para as mesmas. Leia a crítica do filme aqui.
Noite de abertura do FICA 2012

Mas nem só de filmes vive o festival. Há inúmeras atrações paralelas que acrescentam a riqueza cultural do evento. Dentre elas é possível citar o Laboratório Permanente de Roteiros, que vai até amanhã, no Empório Sebrae; oficinas com temas como “Sustentabilidade em eventos culturais”, “Reaproveitamento de materiais para decoração de ambientes”, entre outros; exposições fotográficas sobre a natureza; e oficinas que ensinam a lidar com programas de edição de imagens e vídeos.
Fotos: Aline Arruda/Divulgação
Além da Mostra Competitiva, vale destacar a Mostra Paralela, com filmes relevantes do cinema brasileiro e que mostram o processo criativo e de evolução no Brasil. A noite fica por conta dos shows musicais com artistas do estado e alguns nomes de peso, como Nando Reis e Caetano Veloso – ambos na Praça de Eventos Beira Rio. Todas as atrações têm entrada franca e, para participar das oficinas, é necessário se inscrever previamente junto aos organizadores. Informações: http://fica.art.br/ ou no telefone (62) 3225-3436.

Veja aqui um video de As Hiper Mulheres:

Ray de Aguiar viajou a convite do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.