Super Hiper Mega Banner

#1088-Valente


*Por Raíssa Saraiva - raissasaraiva@daiblog.com.br

Uma princesinha muito determinada decide lutar por seu destino e correr atrás de sua liberdade. Mas a batalha acaba sendo muito mais difícil do que a garota esperava, e ela tem que usar toda sua coragem e inteligência para contornar os acidentes de percurso que aparecem. Essa é a trama central de Valente, nova animação em 3D da Disney-Pixar que chega aos cinemas com toda a pompa e expectativa que só os filmes da empresa de Mickey Mouse têm.

A heroína nada convencional é a ruiva Merida, uma jovem dona de talento excepcional com arco-e-flecha e cabelos tão rebeldes quanto seu espírito. Primogênita de um reino localizado na Escócia Medieval e irmã mais velha de endiabrados trigêmeos, a mocinha odeia com todas as forças as lições de princesa que recebe da mãe, a Rainha Elinor. A relação das duas, tão turbulenta quanto uma interação mãe e filha adolescente pode ser, fica ainda mais abalada quando Elinor anuncia que Merida deve se casar para trazer paz ao reino e, para tanto, será troféu de disputa em uma competição de príncipes, digamos, sem o menor talento para a coisa.
De cara, é possível ressaltar evoluções visuais muito bacanas em Valente. Mais do que outros desenhos recentes, a produção investe pesado na apresentação dos cenários e figurinos, o que traz às telas lindas paisagens rurais da Escócia e figurinos maravilhosos da Idade Média. Ainda que o 3D não surpreenda muito e fique apenas na noção de profundidade, a trama é ágil e as expressões dos personagens são cuidadosamente trabalhadas, quase reais quando apresentadas em close. A trilha sonora (que em português conta com músicas na voz de Manu Gavassi) ajuda a transportar o espectador para séculos no passado, finalizando com louvor a viagem no tempo.
Como todo filme da Disney (e porque não dizer, de animação) Valente também tem uma lição de moral fofinha. A história, entretanto, não vive só de fofices, e conta com humor também para adultos. Gargalhadas com certeza surgirão no escurinho do cinema. Um filme cativante na medida certa e perfeito para curtir a temporada de férias da criançada.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Valente:
Brave (EUA, 2012). Dirigido por Mark Andrews e Brenda Chapman. Com as vozes originais de Kelly MacDonald, Emma Thompson, Billy Connolly, Julie Walters, Robbie Coltrane, Kevin McKidd, Craig Ferguson… Dublagem em português por Rodrigo Lombardi, Luciano Szafir e Murilo Rosa.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.