Super Hiper Mega Banner

Veja o regulamento do II Concurso Daiblog - Cosplay em Cena

Depois do sucesso da primeira edição, vem aí o II Concurso Daiblog - Cosplay em Cena! As inscrições estão abertas e o evento acontecerá no dia 19 de agosto de 2012 (domingo), a partir das 17:30, na livraria Fnac do ParkShopping. A iniciativa tem o apoio da Fnac e é uma parceria do Daiblog - Diversão * Arte * Informação com a Central Cosplay. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail: centralcosplay@gmail.com
Leia a seguir o regulamento completo.

Art. 1º – Disposições gerais sobre a participação no concurso
§ 1º- Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever no concurso, desde que não esteja envolvido com a organização do mesmo (Daiblog, FNAC, Central Cosplay). Quem desobedecer a esse requisito será desclassificado.
§ 2º- Caso algum cosplayer menor de 18 anos queira participar, este deve estar autorizado por seu responsável legal, e deverá estar acompanhado pelo responsável ou levar uma autorização por escrito legítima caso passe para a etapa final. A inscrição na etapa inicial deve ocorrer normalmente.
§ 3º - O foco do concurso é o cosplay de obras cinematográficas, sendo permitida a inscrição de cosplayers utilizando fantasias que representem:

a) Personagens de filmes baseados em obras literárias e HQ's, observando que só será permitido o cosplay da versão filmográfica do personagem, de nenhuma forma será aceita a versão original;
 Exemplo: Um cosplay do personagem Harry Potter baseado em uma das capas do livro não pode se inscrever, apenas um cosplay que utilize alguma das roupas utilizadas no filme.

b) Personagens de filmes baseados em jogos, observando que só será permitido o cosplay da versão filmográfica do personagem, de nenhuma forma será aceita a versão original;
Exemplo: Uma cosplayer de Sindel pode se inscrever, mas somente se utilizar como referência a aparência da Sindel do filme [ http://bit.ly/qMM9Zf ]. Não será aceita uma participante com a versão original do jogo [ http://bit.ly/pBrmiE ]
c) Personagens de filme em forma de animação 2D e 3D, desde que estes sejam originalmente criados para o filme
Exemplo: O personagem Buzz Lightyear, de Toy Story pode se inscrever, mas não a personagem Barbie lago dos cisnes, alegando que ela é de um filme de animação da Barbie, pois está não foi criada originalmente para um filme de animação, e sim como produto – Boneca
§ 4º - Não será permitida a inscrição de personagens que reflitam filmes de animação baseados em desenhos animados, animes e mangás.
Exemplo: Não será permitida a inscrição de um cosplayer vestido de Homer Simpson alegando que existe filme de “Os Simpsons”.
§ 5º- O cosplayer que insistir em se inscrever com qualquer personagem que não reflita essas características terá sua inscrição ignorada.
Art. 2º – Disposições sobre o procedimento de inscrições e categorias

§ 1º– O concurso terá duas seletivas: A primeira delas online, e a segunda, presencial, a ocorrer na data 19/08/2012 na loja FNAC do Parkshopping.

I – SELETIVA ONLINE
Art. 1º – Sobre as inscrições
§ 1º - O período de inscrição da seletiva será das 12hs do dia 07/07 de 2012 até às 00hs do dia 07/08 de 2012. As inscrições deverão ser feitas através de envio de E-mail para o endereço eletrônico: centralcosplay@gmail.com
§ 2º - Não haverá tolerância para as inscrições que ultrapassarem o horário estipulado. Elas serão ignoradas.

§ 3º- Para se inscrever, o participante deve preencher a pequena ficha abaixo (que deve ser copiada e colada diretamente daqui) e enviar por email:

Inscrição – II Concurso Daiblog - Cosplay em cena
a) Nome completo:
b) Email:
c) Telefone para contato:
d) RG:
e) Apelido pelo qual quer ser chamado:
f) Nome do personagem escolhido:
g) Obra cinematográfica de Origem:
§ 4º - O participante, ao preencher a ficha de inscrição, concorda com todas as regras do concurso.

§ 5º - Será permitida a participação de cosplayers de outras regiões do país. Entretanto, o finalista selecionado deverá arcar com todos os custos, estando a equipe de organização isenta de qualquer responsabilidade no que tange ao transporte, alimentação, hospedagem e quaisquer outros gastos relacionados ao concurso.
§ 6º - Para as inscrições, o cosplayer deverá enviar ao endereço especificado, juntamente com a ficha corretamente preenchida, 4 (quatro) fotos, sendo elas de frente, de costas, do lado direito e do lado esquerdo. As 4 fotos dos quatro ângulos são obrigatórias, sendo ignorada a inscrição que não as contiver. Será permitido o envio de mais 2 (fotos) fotos a critério do cosplayer, evidenciando algum detalhe da fantasia. Recomenda-se o uso de luz natural, ao invés de flash.
§ 7º - As imagens devem ter no mínimo 850x564 de resolução, e devem estar em formato .jpg, sem qualquer tipo de edição ou montagem.
§ 8º - Além das fotos, é necessário enviar pelo menos 1 (uma) imagem de referência do personagem escolhido na versão que foi feito pelo cosplayer. Caso as fotos do cosplayer não se estejam condizentes com a referência escolhida, a inscrição será desconsiderada.
Art. 2º - Da avaliação para essa etapa

§ 1º - Dentre todos os inscritos serão selecionados 10 participantes para a final, da seguinte forma:

a) 5 (cinco) cosplayers serão escolhidos por um júri formado por integrantes da Equipe do Central Cosplay;
b) 5 (cinco) cosplayers serão selecionados por um júri de responsabilidade da equipe do Daiblog;

§ 2º - Os critérios para seleção dos participantes através de júri serão, de forma geral, Fidelidade a versão do personagem escolhida e qualidade da fantasia. O resultado será divulgado no dia 14/08/2012, no site do Central Cosplay e no Daiblog, com os critérios especificados.
§ 3º- As fotos dos participantes serão disponibilizadas no Flickr do Central Cosplay no dia 07/08/2012. O resultado será fornecido pelo Central Cosplay e pelo Daiblog no dia 14/08/2012

§ 4º- Ao se inscrever no concurso, o participante cede automaticamente o direito de imagem sobre as fotos enviadas para os fins necessários ao concurso, bem como para a divulgação de toda a equipe envolvida na organização.
II – DESFILE COSPLAY PRESENCIAL
Art. 1º – Da participação

§ 1º - Só participarão dessa etapa os 10 (dez) cosplayers selecionados na etapa anterior.

§ 2º - Os participantes não poderão trocar de cosplay da etapa eliminatória para a final. Todos deverão utilizar a roupa que foi escolhida na seletiva online para desfilar na final.
§ 3º - Caso o cosplayer não puder comparecer a final, ele deve avisar a organização com pelo menos cinco dias de antecedência para que possa ser devidamente substituído pelo candidato de classificação seguinte. Caso o aviso não seja dado, o cosplayer fica vetado de participar da próxima edição do Cosplay em Cena, podendo se inscrever caso haja uma quarta edição, e nas seguintes.

§ 4º - O cosplayer deve comparecer a loja Fnac, localizada no ParkShopping no dia 19/08/2012 para a realização da final, até as 18h30. Atrasos cuja a justificativa não seja plausível acarretarão em penalização com perda de 10% da nota total. Atrasos que ultrapassem o tempo total do desfile serão desclassificatórios. Aconselhamos que os cosplayers estejam no local até no máximo 18h para evitar problemas adicionais.

§ 5º - A final será decidida na forma de um desfile cosplay, onde os participantes desfilarão de acordo com a ordem definida pela organização do concurso.
§ 6º - Durante o desfile, o participante terá no máximo 30 (segundos) segundos para atravessar o tapete vermelho, devendo parar e fazer poses características do seu personagem no local indicado com um ‘X’ no chão. O cosplayer pode desfilar de acordo com sua criatividade, tentando ser o mais fiel possível ao seu personagem.

§ 7º - Cosplayers que não pararem nos pontos especificados sofrerão penalidade de 5% da nota total por cada pose perdida e participantes que estourarem o limite de tempo de 30 (trinta) segundos terão penalidade de perda 10% da nota total.
§ 8º - É vetado ao cosplayer, sob pena de desclassificação, jogar qualquer tipo de material ou objeto de qualquer natureza em direção ao público, mesmo que este não seja aparentemente perigoso. Esse critério é necessário para manter a segurança do público e a limpeza do espaço.
§ 9º - Observando que a modalidade do concurso é DESFILE, não será permitido o uso de materiais que prejudiquem a limpeza da passarela. Qualquer tipo de substância pegajosa, grudenta e/ou líquida, inflamável ou fétida não poderá ser utilizada. Isso também inclui qualquer tipo de papel picado, pós diversos e POC’s. Caso contrário, o ato acarretará na desclassificação imediata do cosplayer.
§ 10º - Não será permitida nudez excessiva, insinuante ou obscena, assim como comportamentos da mesma natureza. Qualquer tipo de comportamento que infrinja essa regra acarretará em desclassificação. Caso esteja em dúvida se o seu cosplay está insinuante demais ou não, entre em contato com a organização para avaliação do seu caso.
§ 11º - A falta de respeito aos staffs, funcionários e juízes acarretará na desclassificação do cosplayer.
Art. 2º – Do Julgamento, e divulgação dos resultados

§ 1º - O desfile será julgado por cinco juízes, dois sob responsabilidade do Central Cosplay, dois sob responsabilidade do Daiblog e o quinto sobre responsabilidade da Fnac.

§ 2º - A nota máxima que um jurado poderá oferecer é de 30 pontos. Os critérios de avaliação serão:
a) Fidelidade a versão escolhida do personagem, valendo 10 pontos;
b) Qualidade e beleza visual da fantasia (quesito “cos”), valendo 10 pontos;

c) Desenvoltura do cosplayer durante o desfile, valendo 10 pontos.
§ 3º - As notas dos cinco jurados serão somadas, possibilitando uma nota máxima de 150 pontos por cosplayer.

§ 4º - Ganha o concurso o cosplayer que alcançar o maior número de pontos totais, sendo considerada para critérios de desempate a nota de qualidade e beleza visual (quesito ‘cos’). Caso persista o empate a nota considerada será a desenvoltura do cosplayer.
§ 5º - O resultado do concurso será divulgado no próprio dia do evento, e posteriormente, de forma mais detalhada no site do Central Cosplay (http://www.centralcosplay.com) e no site do Daiblog (http://www.daiblog.com.br)
Artigo 3º - Das disposições finais e premiações
§ 1º - Os cosplayers cedem sua imagem para publicações e divulgação do Central Cosplay, Daiblog e FNAC.

§ 2º - A organização em conjunto, não se responsabiliza por nenhum ato ilegal praticado pelos participantes do concurso, cabendo o mesmo responder judicialmente por eles, caso venha a praticá-lo.
§ 3º - O cosplayer se responsabilizará por todos os danos causados aos equipamentos disponibilizados ou não que estejam no local da final. A organização em conjunto não se responsabiliza por danos aos objetos da loja causados pelo cosplayer, tendo este, ou seu responsável legal, que arcar com as conseqüências legais e financeiras.
§ 4º - Se caso ainda persista dúvidas, informe o seu caso particular aos responsáveis pelo concurso através do fórum da Central Cosplay para os devidos esclarecimentos.

§ 5º - A fim de manter um conjunto de regras eficiente e adequado, poderão ser feitas retificações necessárias para a correção de erros, modificação de detalhes e informações aqui disponibilizadas. As retificações serão devidamente publicadas, caso venham a existir.
§ 6º - A premiação do concurso será feita com brindes de cinema do Daiblog e vale-compras no valor de R$ 200, R$ 100 e R$ 50 - para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

§ 7º - O Central Cosplay é responsável apenas pela organização do concurso em si e pela manutenção das regras. Não temos acesso à premiação do concurso, qualquer que seja ela e não nos responsabilizamos por extravio da premiação. A responsabilidade pela premiação cabe ao Daiblog e à Fnac.
Fotos: Daniel Martins

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.