Super Hiper Mega Banner

#1091-À Beira do Caminho

O cineasta brasiliense Breno Silveira surpreendeu todo mundo com 2 Filhos de Francisco, um drama tocante que agradou até mesmo quem não gosta de música sertaneja. Depois de Era Uma Vez..., ele retorna ao cinema com À Beira do Caminho, produção que também pode arrancar lágrimas de quem for assistir. Protagonizado pelo talentosíssimo João Miguel (Estômago, Xingu), o longa-metragem conta a história de João, um caminhoneiro.

Solitário e amargurado, ele vive sozinho nas estradas. Seu comportamento atual é fruto de um passado triste. O roteiro lentamente dá pistas do que aconteceu por meio de flashbacks. O recurso prende a atenção, já que todo mundo quer saber o que aconteceu para que ele se tornasse tão amargurado. A vida de João começa a mudar quando ele encontra Duda (Vinícius Nascimento), um garoto que viajava escondido no caminhão.
O garoto pretende viajar para São Paulo para encontrar o pai, já que ele perdeu a mãe e não tem ninguém para chamar de família. A união dos dois desconhecidos é trabalhada da forma que deve ser e a espontaneidade do pequeno ator colabora - e muito - para o público goste e torça pela dupla principal. A história é comovente e conta com diversas músicas de Roberto Carlos - canções que dizem muito sobre os personagens e o que eles estão vivendo/sentindo.
À Beira do Caminho é um filme cheio de acertos. A escolha da trilha sonora, a escalação de João Miguel (um dos principais atores do Brasil, ao lado de Irandhir Santos e Marat Descartes) e as boas sacadas (com dizeres de placas de caminhões e todo o clima de solidão das estradas) conseguem transmitir muita emoção.
A história, contudo, não foge muito dos clichês. Dá pra sentir um grande deja vu durante a projeção. Mas são lembranças positivas, pelo menos. Percebe-se vários momentos feitos especialmente para chorar, com diálogos criados para comover. E isso funciona bem. No final, o lançamento é um road movie melodramático com mensagens bonitas. Vale a pena ver e embarcar nessa viagem.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme À Beira do Caminho:

À Beira do Caminho (Brasil, 2012) Dirigido por Breno Silveira. Com Dira Paes, João Miguel, Ângelo Antônio, Vinícius Nascimento, Ludmila Rosa...

3 comentários:

  1. Road movie melodramatico! Bem definido.

    ResponderExcluir
  2. Road movie melodramatico! Bem definido.

    ResponderExcluir
  3. Os muitos acertos são acompanhados de muitos erros. Por muitas vezes achei o filme arrastado . Mas ele na peca na fotografia. Representa muito bem a vida da estrada brasileira e mostra mesmo a solidao de um profissional do caminhao. "road movie melodramatico", bem definido!

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.