#1091-À Beira do Caminho

O cineasta brasiliense Breno Silveira surpreendeu todo mundo com 2 Filhos de Francisco, um drama tocante que agradou até mesmo quem não gosta de música sertaneja. Depois de Era Uma Vez…, ele retorna ao cinema com À Beira do Caminho, produção que também pode arrancar lágrimas de quem for assistir. Protagonizado pelo talentosíssimo João Miguel (Estômago, Xingu), o longa-metragem conta a história de João, um caminhoneiro.

Solitário e amargurado, ele vive sozinho nas estradas. Seu comportamento atual é fruto de um passado triste. O roteiro lentamente dá pistas do que aconteceu por meio de flashbacks. O recurso prende a atenção, já que todo mundo quer saber o que aconteceu para que ele se tornasse tão amargurado. A vida de João começa a mudar quando ele encontra Duda (Vinícius Nascimento), um garoto que viajava escondido no caminhão.

O garoto pretende viajar para São Paulo para encontrar o pai, já que ele perdeu a mãe e não tem ninguém para chamar de família. A união dos dois desconhecidos é trabalhada da forma que deve ser e a espontaneidade do pequeno ator colabora – e muito – para o público goste e torça pela dupla principal. A história é comovente e conta com diversas músicas de Roberto Carlos – canções que dizem muito sobre os personagens e o que eles estão vivendo/sentindo.
À Beira do Caminho é um filme cheio de acertos. A escolha da trilha sonora, a escalação de João Miguel (um dos principais atores do Brasil, ao lado de Irandhir Santos e Marat Descartes) e as boas sacadas (com dizeres de placas de caminhões e todo o clima de solidão das estradas) conseguem transmitir muita emoção.
A história, contudo, não foge muito dos clichês. Dá pra sentir um grande deja vu durante a projeção. Mas são lembranças positivas, pelo menos. Percebe-se vários momentos feitos especialmente para chorar, com diálogos criados para comover. E isso funciona bem. No final, o lançamento é um road movie melodramático com mensagens bonitas. Vale a pena ver e embarcar nessa viagem.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme À Beira do Caminho:

À Beira do Caminho (Brasil, 2012) Dirigido por Breno Silveira. Com Dira Paes, João Miguel, Ângelo Antônio, Vinícius Nascimento, Ludmila Rosa…

3 COMENTÁRIOS

  1. Os muitos acertos são acompanhados de muitos erros. Por muitas vezes achei o filme arrastado . Mas ele na peca na fotografia. Representa muito bem a vida da estrada brasileira e mostra mesmo a solidao de um profissional do caminhao. "road movie melodramatico", bem definido!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui