Super Hiper Mega Banner

#1092-360

Filmes-mosaico – que intercalam diversas histórias simultâneas – têm rendido bons títulos no cinema. Basta relembrar a bem-sucedida  trilogia do mexicano Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 21 Gramas, Babel) ou então Magnolia, de Paul Thomas Anderson. O novo título que segue a estrutura é 360, do brasileiro Fernando Meirelles.
Com um elenco incrível (que inclui os vencedores do Oscar Anthony Hopkins e Rachel Weisz), o longa-metragem conta diversas tramas paralelas que se passam em Londres, França e em um aeroporto – um ponto internacional onde acontece um dos melhores segmentos, envolvendo a atriz Maria Flor e o norte-americano Ben Foster.
O roteiro de Peter Morgan (A Rainha) não elege um protagonista. São todos importantes fragmentos de uma grande história com elementos de diversos gêneros. Está presente o drama de um pai arrependido em busca de sua filha, o suspense de um homem preso por estupro que tenta controlar seus desejos depois de permanecer anos no cárcere e, ainda, o romance entre um dentista que nutre uma paixão por sua assistente, que é casada.
Seguindo a ideia que a ação de cada um influencia diretamente na vida do outro, o filme não é ligado apenas em uma nacionalidade. Brasileiros (incluindo o brasiliense Juliano Cazarré – o Adauto, da novela Avenida Brasil), russos, eslovacos, ingleses e outros personagens de diversas nacionalidades provam que, independentemente das origens, o ser humano busca sempre a felicidade e a paz de espírito – condições que são alcançadas com os erros e acertos das decisões de cada um.
Bem produzido, o longa foi inspirado na peça La Ronde, de Arthur Schnitzler, e capricha na montagem, com uma edição com transições curiosas. A falta de clímax pode incomodar quem espera fortes emoções no final, mas é inegável que Meirelles conseguiu fazer um rico recorte com personagens ótimos. A conclusão, cíclica, funciona naquilo que é proposto já pelo título, que sugere uma volta completa: as coisas continuam, as vidas prosseguem e o planeta continua rodando. Um filme que mostra como todos são conectados nesta realidade globalizada.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme 360:

360 (Reino Unido / Austria / França / Brasil, 2011) Dirigido por Fernando Meirelles. Com Rachel Weisz, Jude Law, Maria Flor, Juliano Cazarré, Lucia Siposová, Gabriela Marcinkova, Peter Morgan, Moritz Bleibtreu, Ben Foster, Anthony Hopkins...

2 comentários:

  1. Parece bem interessante. Gosto de filmes assim.

    ResponderExcluir
  2. Um filme com a assinatura de Fernando Meireles, que com simplicidade fez muito bonito e acertou a mão cheia. O filme possui várias estórias que se cruzam, com um ótimo roteiro e atuações tão verossímeis que tornam o filme mais intimista de quem o assiste, trazendo um clima agradável ao espectador. Atuações maravilhosas, que também na simplicidade foram monstruosos, inclusive Maria Flor também surpreendeu, contracenando com Anthony Hopkins, que já faz valer o ingresso. Houve cenas também de tensão, muito boas, enfim, um filme pra ser apreciado.

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.