Crítica: Rock of Ages – O Filme

*Por Raíssa Saraiva – raissasaraiva@daiblog.com.br

Esqueçam as drogas, o álcool, as cenas pesadas de sexo e nudez. Respirem a atmosfera visual dos anos 1980, os figurinos, os cabelos, e, sobretudo, entreguem-se à paixão pelo rock n’roll. Esta é a realidade de Rock of Ages – O Filme, musical-pop-fofinho dirigido por Adam Shankman (Hairspray – Em Busca da Fama) cujo objetivo principal é ser uma ode à música.

A jovem Sherrie (a ex-coreógrafa do reality Dancing with the Stars, Julianne Hough) deixa sua pequena cidade natal para tentar a carreira de cantora na grande Los Angeles. Um acidente de percurso faz com que ela esbarre em Drew Boley (o ator e cantor latino Diego Boneta, da novela Rebelde), um rapaz com os mesmos objetivos e que trabalha num badalado clube de rock da Sunset Strip. Juntos, Drew e Sherrie vão aprender que os caminhos para o amor e a fama podem ser cheios de percalços e que dificilmente trilham juntos a mesma estrada.





Baseada numa peça da Broadway, a trama de Rock of Ages – O Filme é como uma jukebox gigante (aquelas maquininhas famosas nos Estados Unidos onde é possível escolher a música de um ambiente com apenas uma moeda) acompanhada das cenas típicas de musicais, onde até a situação mais banal vira palco de uma cantoria cheia de agudos e uma coreografia elaborada regada a efeitos de luz.

Ainda que a história central dos protagonistas centrais deixe brechas, os espaços são maravilhosamente preenchidos por coadjuvantes inspirados: Paul Giamatti (que já havia soltado a voz em Duets – Vem Cantar Comigo) faz um empresário da música capaz de tudo para alcançar o sucesso; Catherine Zeta-Jones (Sem Reservas) interpreta uma careta primeira-dama disposta a acabar com a influência do rock nos jovens; Malin Akerman (Vestida para Casar) é uma atrevida repórter da Rolling Stones; além de Alec Baldwin (Para Roma, Com Amor) e Russell Brand (Meu Malvado Favorito), que protagonizam um dos momentos mais hilários da trama ao som de Can’t Fight This Feeling.
O destaque da produção é sem dúvida a participação de Tom Cruise (Missão: Impossível – Protocolo Fantasma). Completamente confortável no papel do roqueiro excêntrico e decadente Stacee Jaxx, o ator dá um verdadeiro show de expressão corporal e interpretação, desbancando fácil, fácil o resto do elenco. Alguns podem achar a exibição caricata, mas será impossível não acreditar ao menos por um minuto que estamos vendo a performance de um verdadeiro líder do rock.
Aliás, existirão aqueles que poderão dizem que o filme todo é caricato, com seu rock clean; as letras das músicas exibidas na tela para cantar junto; sua versão a-la Glee para clássicos de Poison, Journey, Foreigner, Extreme, Bon Jovi, entre outros; sua atmosfera inocente… Encare como uma homenagem à música e jogue a primeira pedra aquele que não se flagrar cantarolando ou balançando o corpo no ritmo da melodia. É diversão na certa, e com uma trilha sonora de tirar o chapéu.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer de Rock of Ages – O Filme:

Rock of Ages (EUA, 2012). Dirigido por Adam Shankman. Com Diego Boneta, Julianne Hough, Tom Cruise, Alec Baldwin, Catherine Zeta-Jones, Paul Giamatti, Russell Brand, Mary J. Blige, Malin Akerman, Bryan Cranston, Angelo Valderrama…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui