Super Hiper Mega Banner

#1097-31 Minutos


*Por Ray de Aguiar - raydeaguiar@daiblog.com.br

Baseado em um programa da televisão chilena que abordava de forma satírica o jornalismo dos anos 80, o filme 31 Minutos tem produção brasileira. Túlio e Juanín trabalham nos bastidores do noticiário que dá nome ao filme. Juanín é o último de sua espécie e acaba virando interesse de malvada Cachirula, colecionadora de animais em extinção que deseja completar sua coleção de raridades. Depois de conseguir capturar o último dos juanines, a equipe do jornal parte em busca do amigo, enfrentando o que vier pela frente até chegar ao castelo em que Juanín está preso.

Nunca assisti ao programa, por isso não convém comparar o filme com a produção chilena. O que é possível afirmar é que o longa-metragem é uma enorme perda de tempo. Com tantas boas histórias para serem contadas, os roteiristas resolveram criar uma trama pífia e sem qualquer emoção, com piadas sem um pingo de graça sequer. Nem as crianças que estavam no cinema, quando assisti ao filme, estavam rindo. Acredito que nem ao menos estavam entendendo as piadas, que por vezes mostravam-se complexas para o público infantil, e em outros momentos era nítido que até mesmo os dubladores estavam constrangidos com a o nível forçado que era explícito nos diálogos de modo a tentar arrancar uma risada.

A sensação que fica é que resolveram fazer um filme baseado no programa chileno porque não teria muitos custos, uma vez que os personagens são fantoches. Os personagens podem funcionar na televisão, mas no cinema ficam péssimos. O uso de marionetes é uma arte que se não for bem conduzida, não alcançará sucesso. Um bom exemplo de como as utilizar é o curta-metragem Mr. Badger, da República Tcheca. Talvez tenha funcionado porque, como o produtor Peter Badac explicou em entrevista para o Daiblog, o uso de marionetes é muito comum como forma de arte no seu país. Em 31 Minutos, essa arte não foi levada a sério.
Fica evidente o nível de preguiça dos produtores quando você vê que uma das marionetes é uma bola de futebol (???!!!). Pode até ser que no programa original o personagem seja uma bola, mas precisa fazer uso dele num filme? Costumo sempre lembrar que há uma equipe por trás de uma produção
cinematográfica que merece respeito, e também busco pontos positivos para ser justo. Talvez tenha uma cena que seja legalzinha, mas é só. Sinceramente, é melhor passar longe.
Cotação do Daiblog: Daiblog

Veja aqui o trailer do filme 31 Minutos:

31 minutos (Chile/Brasil/Espanha, 2008) Direção: Álvaro Díaz, Pedro Peirano. Com: Marcio Garcia, Daniel de Oliveira, Mariana Ximenes....

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.