#1110-Para Roma, Com Amor


*Por Raíssa Saraiva – raissasaraiva@daiblog.com.br

A relação entre Woody Allen (Meia-Noite em Paris) e Nova York não é mais a mesma. Depois de passar décadas homenageando a metrópole norte-americana, o diretor fez as malas e decidiu explorar a Europa. Londres, Barcelona e Paris já foram destinos do cineasta, que agora aterrissa na Itália com a despretensiosa comédia Para Roma, Com Amor.

A história é composta por um mix dos mais diversos personagens e tramas paralelas: pais que vão conhecer os futuros sogros da filha; recém-casados que decidem mudar para a cidade grande; casal de estudantes que fica em perigo com a chegada de uma sexy amiga; arquiteto renomado que relembra os dias de glória. Todos eles, de certa forma, confirmam a fama romântica da capital da Itália, onde, segundo o filme, as coisas mais inusitadas podem acontecer.

É difícil não ser sugado para a charmosa cidade durante a trama. Apresentada quase de maneira turística, Roma vira foco de uma bela fotografia e um plano de fundo de tirar o chapéu, capaz de convencer o mais resistente dos viajantes. Também é interessante a mescla da língua inglesa com a italiana, e de atores badalados nos Estados Unidos, como Jesse Eisenberg (A Rede Social) e Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), com talentos locais como Alessandra Mastronardi (a ingênua Milly) e Flavio Parenti (o futuro genro do personagem de Woody Allen).

Dentro da comédia marca registrada do diretor – com profundas reflexões e diálogos, mas quase nenhum conteúdo apelativo – é possível destacar duas histórias particularmente hilárias entre as várias apresentadas. A primeira é do personagem de Roberto Benigni (ele mesmo hilário por si só), que fica famoso da noite para o dia, simplesmente por existir. A segunda é a saga de Giancarlo (o cantor Fabio Armillato), o agente funerário apaixonado por óperas que se transforma em um grande tenor quando está no banho.

Depois de assistir ao filme, a pergunta que não cala é: qual é a próxima parada de Woody Allen pelo mundo? Mal podemos esperar.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Para Roma, Com Amor:

To Rome with Love (EUA/ Itália/ Espanha, 2012). Dirigido por Woody Allen. Com Judy Davis, Roberto Benigni, Alison Pill, Alec Baldwin, Penelope Cruz, Ellen Page, Jesse Eisenberg, Flavio Parenti, Alessandra Mastronardi, Fabio Armillato…

1 COMENTÁRIO

  1. Woody Allen é brilhante! Com toda certeza, o filme não é essa obra toda, comparado ao auge dos seus filmes, mas ainda assim consegue fazer um filme diferente, muito pela simplicidade do filme. Me fez lembrar o ótimo "Meia Noite em Paris", só que agora o passeio é em Roma. O diretor nos presenteia não só com pontos turísticos da cidade, como é de costume em qualquer filme, mas nos introduz por vielas e ruas tão comuns aos próprio moradores da cidade, nos traz um olhar íntimo ao lugar. Esse é o pano de fundo do filme, que faz serem tão agradáveis as estórias, que de outro modo seriam talvez até sem graça.
    Estórias do cotidiano, nada tão excepcional, que faz o espectador se identificar com essa naturalidade. Um filme divertido, que mostra a paixão da cidade. Recomendadíssimo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui