#1111-Bel Ami – O Sedutor

*Por Ray de Aguiar – raydeaguiar@daiblog.com.br

Baseado num romance de 1885 escrito por Guy de Maupassan, Bel Ami conta a história de George Duroy (Robert Pattinson), um jovem pobre que conquista esposas de políticos e de homens da alta sociedade de Paris em 1890, para garantir cada vez mais dinheiro e sair da vida de dificuldades que tanto teme.

Essa é a síntese desse filme que é, na verdade, uma maneira de tentar mostrar ao mundo que Robert Pattinson pode fazer outros papéis além do vampiro Edward da saga Crepúsculo. Uma decisão um tanto equivocada, uma vez que um papel num filme de época, com roupas antigas e cortejando donzelas, inevitavelmente remete às características de seu personagem em Crepúsculo. Mas com uma dose de concentração, é possível esquecer esse detalhe por alguns minutos. Principalmente depois da primeira “presa” de Bel Ami: uma prostituta de um bordel parisiense. É neste bordel que Duroy encontra um colega do exército, Charles Forestier, que lhe ajuda a começar uma nova vida oferecendo um emprego para escrever artigos num jornal.

Para ajudá-lo na redação, surge Madeleine (Uma Thurman), a esposa de Charles, que irá abrir os olhos do ingênuo rapaz para o mundo de hipocrisias e relações extraconjugais em que todos vivem, mas ninguém tem coragem de revelar. Lembrei-me da frase proferida por Sarah Michelle Gellar no filme Segundas Intenções: “Todo mundo faz. É que ninguém fala sobre isso”.

Cada mulher serve a um propósito em sua jornada. Clotilde (Christina Ricci) é uma esposa solitária que serve como a jovem que sacia seus desejos carnais. Virginie Rousset (Kristin Scott Thomas) é casada com o dono do jornal La Vie Française, e, portanto, um importante alvo a ser manipulado. Madeleine tem seus próprios interesses, mas isso já fica explícito desde as primeiras cenas. A descoberta que Duroy faz na metade final já estava desenhada na mente de todos no cinema. Pelo
jeito, quem não consegue “manipular” mesmo é o próprio filme, que entrega uma história sem profundidade e uma atuação fraca de Pattinson.

A título de comparação, o filme Ligações Perigosas conta a história de um casal que também manipulava as pessoas por meio de relações sexuais. O filme também é baseado em um romance francês e também tem Uma Thurman no elenco. Segundas Intenções conta a mesma história de Ligações Perigosas, mas na Nova York dos dias de hoje. E, sinceramente, mais vale pegar um desses na locadora.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Bel Ami – O Sedutor:

Bel Ami (Reino Unido, França, 2012) Direção: Declan Donnellan, Nick Ormerod. Com: Robert Pattinson, Uma Thurman, Kristin Scott Thomas, Christina Ricci.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui