Super Hiper Mega Banner

Nove filmes para o Dia do Professor

Se não fosse por eles provavelmente você nem conseguiria ler este texto. Hoje é o Dia dos Professores, por isso a equipe escolheu nove títulos de filmes que falam desta figura importante na educação das pessoas. Uma bela profissão que infelizmente não é valorizada como devia no nosso país. Leia abaixo:

*Michel Toronaga - micheltoronaga@daiblog.com.br

01-Uma Professora Muito Maluquinha
Paola Oliveira (de Entre Lençóis) deu vida a uma incrível personagem do livro homônimo de Ziraldo. Com um delicioso sotaque mineiro, ela viveu uma professora que consegui fazer com que seus alunos adorassem ler. Com cenas musicais e um clima lúdico, é um bom filme brasileiro.

02-A Voz do Coração
Outro filme "do bem", A Voz do Coração mostra a saga de um professor que usa a música para educar uma série de alunos bagunceiros. O filme pode não ter uma história muito original, mas consegue comover. Um dos motivos é a bela trilha sonora repleta de músicas cantadas no coral formado pelo educador.

03-A Onda
Este filme, só por curiosidade, é um dos mais acessados do Daiblog. Inspirado em um caso real, o longa-metragem mostra a desastrosa experiência de um professor que tenta explicar para os alunos  (de forma prática) como seria viver num regime ditatorial. As coisas fogem do controle e o que aparece na tela rende assunto para muitas conversas sociológicas.

*Raíssa Saraiva - raissasaraiva@daiblog.com.br

04-Ao Mestre, Com Carinho
Londres, final dos anos 60. Um engenheiro negro desempregado (Sidney Poitier) é contratado para dar aulas em uma escola do subúrbio. Sua nova turma, repleta de adolescentes problemáticos e desajustados, é resistente contra a sinceridade do professor. Aos poucos, o mestre consegue convencer os alunos de que o futuro depende apenas deles, e que são maduros o suficiente para guiar as próprias vidas. Clássico dos clássicos que aborda a juventude e o preconceito racial da década de 1960 com delicadeza e uma música-tema mundialmente estourada na paradas de sucesso: To Sir, With Love.

05-Sociedade dos Poetas Mortos
Carpe Diem, pessoal! Essa é a premissa central de Sociedade dos Poetas Mortos, produção que conta a história de John Keating, professor de poesia de uma escola preparatória para rapazes que conquista a turma com suas ideias de liberdade, paíxão e vida. Ao estimular os alunos a correrem atrás de seus sonhos, o professor acaba provocando nos jovens o bom senso e a responsabilidade que surgem com as escolhas da vida. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 1990.

06-Curso de Férias
Sessão da Tarde na veia é a trama de Curso de Férias (ou Curso de Verão, em algumas traduções), filme que traz Mark Harmon e Kirstie Alley no auge da forma. Harmon interpreta Freddy Shoop, um surfista professor de Educação Física que está prestes a embarcar para férias no Havaí. Quando o professor de inglês da escola ganha na loteria e desaparece, o diretor decide deixar a turma de quase-reprovados na matéria sob os cuidados de Shoop, e ameaça o substituto com a demissão caso os alunos não passem de ano ao final do curso de férias. O problema é que a classe é totalmente alienada (e cheia de estereótipos americanos: o jogador de futebol, o estranho, o lerdo, a grávida, a gostosa, a intercambista, e por aí vai), e para não perder o emprego, Shoop promete realizar um desejo de cada aluno, se eles apenas estudarem. Muito bom para o revival dos anos 1980.

*Ray de Aguiar - raydeaguiar@daiblog.com.br

07-Vem Dançar
Antonio Banderas encarna um professor de dança de salão que vai dar aulas numa escola com alunos problemáticos e que não possuem o menor interesse em adquirir bons hábitos e cortesia, características que o professor enfatiza não só na dança, mas na vida em geral. Com muita paciência, ele decide unir os ritmos tradicionais com os estilos modernos para alcançar seu objetivo e tentar se aproximar de seus alunos, enquanto cada um tenta lidar com os problemas da juventude, incluindo pais omissos, diferenças de classes sociais e envolvimento com o tráfico de drogas. Um filme que mostra como a arte da dança também ajuda a aproximar as pessoas.

08-Karatê Kid - A Hora da Verdade
 
Esqueça o remake de 2010 com Jaden Smith e Jackie Chan. Esta é a versão original de 1984 e que conquistou gerações com belas lições de vida e, claro, pelo golpe da cena final. Ralph Macchio interpreta Daniel, um jovem que acaba de mudar de cidade e arruma confusão com alguns valentões. Pat Morita é o Senhor Miyagi, um ancião de Okinawa, que vai ajudar "Daniel-san" a se defender, por meio de técnicas inusitadas como encerar um carro e pintar uma cerca. Impossível não se emocionar com a relação de pai e filho entre o mestre e o aprendiz. Um filme que, se não é perfeito, chega bem perto disso.

09-Indiana Jomes e A Última Cruzada
A terceira parte da série do arqueólogo mais famoso do mundo foca na busca pelo Santo Graal. O Dr. Henry Jones Junior segue uma série de pistas para achar o cálice sagrado e descobre que seu pai desapareceu enquanto também buscava pelo mesmo artefato. No meio da aventura, Indiana enfrenta vários agentes nazistas e até encontra Hitler em pessoa. Por que é um filme para o Dia do Professor? Além de Indiana Jones ser professor de arqueologia, o filme ensina muito sobre artefatos históricos e junta com um pouco de misticismo e mitologia, criando um ótimo clima de aventura.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.