#1118-A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte 2

*Por Raíssa Saraiva – raissasaraiva@daiblog.com.br

Chega ao fim uma das séries cinematográficas mais rentáveis da história recente. A Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 2 estreia em todo o mundo para concluir o conto de fadas entre um vampiro imortal adolescente e uma jovem humana comum. Assim como a primeira parte da adaptação do último livro de Stephenie Meyer, a direção fica a cargo de Bill Condon (Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho), a partir do roteiro de Melissa Rosenberg, responsável pelo texto dos outros quatro filmes da cinessérie.

A trama de Amanhecer Parte 2 retoma a história interrompida no filme anterior: depois de um casamento e uma lua de mel no Brasil, Bella Swan tornou-se vampira ao morrer para dar à luz a um bebê, no mínimo, diferente. Agora, precisa aprender como controlar sua força para viver ao lado do marido, Edward Cullen, além de ter que aceitar a paixão platônica de seu melhor amigo, o lobisomem Jacob, por sua híbrida filhinha recém-nascida, Reneesme. Um mal-entendido faz com que os Volturi, a realeza vampírica, venham atrás dos Cullens para acabar com a caçula da família. É aí que os dois grupos começam a se preparar para uma batalha de épicas proporções, que pode decidir de uma vez por todas o futuro dos vampiros.

A direção de Bill Condon faz com que Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 2 seja mais sombrio que os outros episódios da série, assim como o capítulo anterior. É como se os personagens amadurecessem, mesmo que o tom água-com-açúcar prevaleça. A nova e esperada cena de sexo entre os protagonistas mostra um pouco mais de pele (ainda que o suficiente para garantir à trama a classificação indicativa de 12 anos) e o grau das preocupações aumenta. Como toda adaptação de obras literárias, as modificações também acontecem neste capítulo da cinessérie.

Desta vez, são mudanças incrivelmente criativas, na maior parte, que preenchem lacunas deixadas pelos livros e prometem agradar os mais fanáticos. É mais do mesmo, e quem se enamorou dos livros e dos filmes não deve ficar decepcionado. Com mais ação do que romance, o final da franquia não dosou muito bem, entretanto, a qualidade dos efeitos visuais, tão essenciais em filmes do gênero. Enquanto os poderes dos vampiros foram muito bem trabalhados, a singularidade que ronda a aparência da pequena Reneesme foi apresentada de forma quase amadora, em nada parecida com a computação gráfica primorosa que transformou Chris Evans em um moleque franzino em Capitão América – O Primeiro Vingador. Até ser representada pela fofa Mackenzie Foy (dona de semelhança extraordinária com os ‘papais’ da ficção), Reneesme é, infelizmente, um tanto bizarra.

Com surpresas e uma sequência de luta de tirar o fôlego, a Saga Crepúsculo se encerra com uma coletânea de momentos bonitinhos prontos para fazerem suspirar. Aos órfãos apaixonados e a todos aqueles que já não suportam mais o triângulo Jacob-Bella-Edward, eis o desfecho pelo qual se esperava há tempos.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte 2:

The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2 (EUA, 2012). Dirigido por Bill Condon. Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Mackenzie Foy, Michael Sheen, Peter Facinelli, Ashley Greene, Kellan Lutz, Jackson Rathbone, Nikki Reed, Elizabeth Reaser, Billy Burke, Dakota Fanning, Chaske Spencer, Maggie Grace, Jamie Campbell Bower, Christopher Heyerdahl, Lateef Crowder, Daniel Cudmore, Charlie Bewley, Billy Wagenseller, Cameron Bright, Andrea Powell, MyAnna Buring, Casey LaBow, Mía Maestro, Christian Camargo…

1 COMENTÁRIO

  1. Um desfecho já esperado. mas o filme tem o mérito de trazer um roteiro que surpreende em certo ponto, apesar de ser um pouco enrolado em outros. No geral a saga toda segue a mesma linha, do romantismo adolescente e tudo mais, não tem como querer ser desavisado, é um ótimo filme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui