Super Hiper Mega Banner

Festival Curta Brasília começa com o pé direito

*Camila Maxi - Especial para o Daiblog - Diversão * Arte * Informação

A noite de abertura do 1º Festival Curta Brasília iniciou com o pé direito. Em exibição surpresa o curta Brasília, Contradições de uma Cidade Nova fez as honras do evento surpreendendo o público. A produção foi exibida pela terceira vez aos olhos curiosos, em toda sua história. O motivo é que seu diretor, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade, foi censurado pelos próprios patrocinadores, após o fim das filmagens. O curta possui 22 minutos e foi apresentado em cópia remasterizada. “O filme tem valor simbólico para a história do cinema nacional, e não poderíamos começar o festival sem exibi-lo”, conta Ana Arruda, coordenadora e idealizadora do festival.
Mais de 200 pessoas compareceram no primeiro dia, e assistiram aos curtas no Programa 1, Animador, com direção de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet. O Experimental Milonguita de Dos, de Carlos Lascano e Julieta Zarza. A Ditadura da Especulação, de Zé Furtado. A produção carioca Cowboy, de Tarcísio Lara Puiati, e A Dama do Estácio, de Eduardo Ades. No Programa 2, Uma, Duas Semanas, de Fernanda Teixeira. A animação #, de André Farkas e Arthur Gutilla, Zé do Pedal, Acima da Terra e Abaixo do Céu, de Viça Saraiva e Márcio Garapa. O brasiliense Deus, de André Miranda e Di Melo, O Imorrível, de Allan Oliveira e Rubens Pássaro.
Os curtas exibidos durante os quatro dias de festival concorrem aos prêmios Troféu Calango, pela Mostra Competitiva Brasília e Brasil, definidos a partir do júri popular. Troféu Brazucah, Cine B, Cinememória, ABCV e por fim, o Troféu UCDF. A mostra vai até domingo, e conta com 51 curtas-metragens de diversos cantos do país, resultando em um total de 853 minutos de projeções.
Festival Curta BrasíliaPrimeiro Festival de Curta-Metragem de Brasília
De 29 de novembro a 02 de dezembro de 2012
Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Martins Penna
Entrada franca
Programação completa: www.curtabrasilia.com.br

Fotos: Daniel Martins

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.