Super Hiper Mega Banner

#1032-Viagem ao Mundo das Fábulas

Esqueça o infantil título nacional Viagem ao Mundo das Fábulas. Ao contrário do que este nome pode soar, esta animação europeia é recomendada também para o público adulto, que vai saber apreciar as metáforas e simbolismos do roteiro inspirado nas origens do Livro de Kells - considerado um dos mais importantes manuscritos iluminados da Idade Média. A trama conta a história de Brendan, um garoto que mora com monges em uma pequena vila no século IX.
Enquanto seu tio, que é uma autoridade no lugar, acredita que é preciso construir muralhas para se proteger dos vikings, o menino acha que a melhor forma de proteção está nas páginas de um livro inacabado capaz de confortar todos os corações. Brendan decide ajudar o mestre Aidan a completar a publicação, por isso vai entrar numa floresta proibida e viver aventuras em um mundo que ele até então desconhecia.
O curioso é que, mesmo se tratando de um tema religioso, os personagens não falam diretamente de Deus. A fé, entretanto, é um tema recorrente. Indicado ao Oscar de melhor animação em 2010, o filme chama a atenção pelas belíssimas imagens. Em contraste com os traços simples das figuras humanas, os cenários são ricos e repletos de detalhes. Um impressionante trabalho que foi baseado nas ilustrações suntuosas do livro original de Kells, conhecido também como Grande Evangeliário de São Columba.
Com um ritmo enxuto, o longa-metragem (dos mesmos produtores de As Bicicletas de Belleville), não perde tempo e rapidamente fisga quem assiste. É uma pena que não foi lançado nos cinemas brasileiros, já que muitas cenas ficariam ainda melhor se projetadas nas telona. Mas felizmente a obra pode ser vista em casa em DVD da distribuidora Vinny Filmes. Sem dúvidas, merece um conferida. Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme Viagem ao Mundo das Fábulas:
The Secret of Kells (França / Bélgica / Irlanda, 2009) Dirigido por Tomm Moore, Nora Twomey. Com as vozes originais de Evan McGuire, Christen Mooney, Brendan Gleeson, Mick Lally, Liam Hourican, Paul Tylak...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.