Super Hiper Mega Banner

9 filmes para o Dia Mundial do Livro

Todo mundo gosta de ler. E quem não gosta deveria começar porque é um hábito muito importante para a formação cultural e intelectual. A equipe do Daiblog - Diversão * Arte * Informação aproveitou que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e fez uma seleção de nove filmes relacionados com o tema. Vamos ler?

*Ray de Aguiar - raydeaguiar@daiblog.com.br

1 - Pagemaster - O Mestre da Fantasia
Um daqueles filmes que poucos conhecem. Macaulay Culkin é um jovem inseguro e cheio de fobias. Um dia, para se proteger de um temporal, procura abrigo numa biblioteca. Lá, embarca numa aventura junto a três livros antropomórficos em meio a clássicos da literatura. Durante a aventura, os atores são apresentados como desenhos animados, em um contraste com a realidade, mostrando o colorido dos sonhos. O bibliotecário, que também é o Pagemaster, é interpretado por Christopher Lloyd, o Dr. Brown da trilogia De Volta Para o Futuro.

2 - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Primeiro filme da trilogia baseada nos livros de J.R.R. Tolkien, que conquistou novos fãs, bilhões de dólares em bilheteria e vários Oscars. Frodo (Elijah Wood) é um hobbit, ser de baixa estatura e com pés peludos, que herda um anel mágico de seu tio. Ele é informado pelo mago Gandalf (Ian McKellen) que o anel é na verdade um artefato poderoso que pertence a Sauron, o Senhor do Escuro. Frodo precisa destruir o anel para que Sauron não recupere suas forças e escravize todas as raças da Terra-Média. O filme conta com ótimas atuações. O humor é bem dosado e a ação é vertiginosa. Um filme "para a todos dominar".

3 -  O Iluminado
Adaptação do livro de Stephen King. Jack Nicholson, numa atuação de dar medo, interpreta Jack Torrance, um escritor que muda-se com a esposa e o filho para o Hotel Overlook para trabalhar como zelador no local. O filho de Jack, Danny, possui percepção extrassensorial, uma espécie de "iluminação", que o permite prever e rever acontecimentos. Enquanto Jack tenta buscar inspiração para escrever um novo livro, Danny se depara com estranhas aparições no hotel. Esses estranhos fenômenos acabam por afetar a mente já conturbada de Jack. Obra do diretor Stanley Kubrick, O Iluminado apresenta várias cenas clássicas do cinema, como as assustadoras gêmeas no corredor do hotel e frase "Here's Johnny!", proferida por Nicholson.

*Raissa Saraiva - raissasaraiva@daiblog.com.br

4 - A História sem Fim
Nunca ter assistido a saga de Bastian é quase como nunca ter visto A Lagoa Azul pelo menos uma vez na vida! Baseado no clássico germânico de Michael Ende, A História Sem Fim (1989) fala sobre um garotinho (Bastian) medroso e cheio de imaginação, que procura abrigo numa livraria depois de brigar na escola. Lá, conhece o livro que dá título ao filme, que o transporta para uma terra fantástica repleta de seres mágicos, e está prestes a ser destruída. Logo, Bastian deve ajudar um jovem guerreiro a salvar o mundo de Fantasia, e para isso, deverá confiar em si mesmo e vencer o medo que sempre o acompanha. Sucesso infantil absoluto (apesar de tratar de temas bem adultos), A História Sem Fim ganhou duas sequências, em 1990 e 1994. 

5 - O Clube da Leitura de Jane Austen
Jane Austen está para o romance histórico tanto como Agatha Christie está para o romance policial. Queridinha de inúmeros leitores pelo mundo a fora, Austen se tornou conhecida por popularizar os bastidores da aristocracia britânica dos séculos XVIII e XIX. Em O Clube de Leitura de Jane Austen (2007), 5 mulheres e um homem totalmente diferentes unem-se para discutir o único ponto que têm em comum (ou não): o gosto pelas obras da inglesa. O desenrolar do filme mostra que cada membro do clube quase 'encarna' um dos personagens dos maiores sucessos da autora: Orgulho e Preconceito, Mansfield Park, Emma, Persuasão, Razão e Sensibilidade... Já o protagonista masculino da trama, que não conhece uma página desses livros, representa todos os incompreendidos heróis masculinos de Jane Austen. Uma delícia de filme para quem curte os livros da escritora ou pelo menos acompanhou uma das inúmeras adaptações das obras para o cinema e a televisão.

6 - Alex & Emma
Que tal misturar realidade e ficção? Em Alex & Emma (2003) acompanhamos a história-dentro-de-história de Alex (Luke Wilson), um escritor totalmente bloqueado em seu novo romance. O problema é que o rapaz deve uma enorme quantia para a máfia cubana e precisa escrever um livro em toque-de-caixa para se livrar da quadrilha. É aí que ele contrata Emma (Kate Hudson), uma taquígrafa (ou estenógrafa, como ela prefere)  super careta, mas com a habilidade de terminar um grande volume de digitações em poucos dias. O relacionamento dos dois, que começa conturbado, vai tomando um caminho de cumplicidade quando a moça passa a se interessar pela história maluca que está digitando. Mas quando Emma descobre que a trama não é tão fictícia quanto parece, já é tarde demais para Alex deixar a história de lado e mudar o final do livro. Comédia levinha que pode provocar gostosas risadas salpicadas de romance.

*Michel Toronaga - micheltoronaga@daiblog.com.br

7 - 100 Escovadas Antes de Dormir
O livro, no caso deste filme é um diário. É nas páginas que Melissa escreve seu cotidiano, suas angústias, receios e vontades. Inspirado no livro homônimo, 100 Escovadas Antes de Dormir mostra as experiências sexuais de uma adolescente. A obra virou best-seller e o filme, apesar de não ser dos melhores, continua interessante e polêmico por retratar uma juventude que pode surpreender.

8 - A Morte do Demônio
Tanto vale o original ou a refilmagem. Em ambos existe a presença de um livro pra lá de maligno. É o Necronomicon, o livro proibido dos mortos. No filme, a capa foi costurada com pele humana e traz uma série de textos que invocam o mal. Leia uns parágrafos e prepare-se para ter uma morte terrível. Neste caso, leitor, vale a pena não ler!

9 -Viagem ao Mundo das Fábulas
Esta bela animação gira em torno de um livro com ensinamentos capazes de fazer as pessoas encontrarem esperança nos momentos difíceis. Se você pensou em algo religioso está certo. Com um visual muito bonito e trama mais madura do que os traços dos personagens possam transmitir, é um filme bem especial.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.