Super Hiper Mega Banner

Documentário Elena estreia dia 10 de maio

Elena é um filme sobre lembranças, sobre a irreversibilidade da perda e o impacto causado na menina de sete anos pela sólida ausência da irmã – a quem Petra chama de sua "memória inconsolável". É, também, um filme sobre a delicadeza. Concebido como um documentário de fundo psicológico, o primeiro longa de Petra Costa acompanha a jornada percorrida por ela para resgatar – e, de certa maneira, explicar – as frustrações e angústias que arrastaram a vida de Elena a um desfecho trágico. Em 80 minutos, o espectador é convidado a mergulhar num passado ainda pungente para, junto com Petra e suas recordações, emergir da dor e se emancipar. "Pouco a pouco, as dores viram água, viram memória", diz a diretora, a um só tempo atriz e personagem.
Elena é, ainda, um filme sobre o Brasil, sobre o rescaldo da ditadura militar, sobre a geração que cresceu nos anos 1980 – a "década perdida" – com a árdua tarefa de batalhar por seus sonhos quando a maioria a acusava de não ter bandeiras ou ideais. Acima de tudo, a geração da abertura, educada por pais militantes que, em tempos de anistia e redemocratização, repudiavam toda forma de repressão e buscavam criar seus filhos sob a mais absoluta liberdade.
Prêmios:
• 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários.
• 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – menção especial
• 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox – menção especial
• 35º Festival Internacional de Films de Femmes – melhor documentário

Veja o trailer do documentário Elena:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.