Super Hiper Mega Banner

Crítica do filme Sem Escalas

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@daiblog.com.br

O cineasta espanhol Jaume Collet-Serra estreou com o terror A Casa de Cera e ficou mais conhecido pelo surpreendente A Órfã. Após trabalhar com Liam Neeson em Desconhecido, ele retoma a parceria com o astro de A Lista de Schindler no eletrizante Sem Escalas. No longa, ele faz o que sabe de melhor: criar e manter situações tensas.
A trama gira em torno de Bill Marks, um oficial que tem como trabalho garantir a segurança de voos. Numa rotineira viagem dos Estados Unidos para o Reino Unido, ele recebe uma mensagem no celular. Alguém ameaça matar um passageiro no avião a cada 20 minutos caso ele não deposite US$ 150 milhões em uma determinada conta bancária. O suspense aumenta com o passar dos minutos e a honestidade de Marks é colocada em xeque quando se descobre que o dinheiro entraria numa conta em seu próprio nome. Então a dúvida que fica é: ele é o herói ou o vilão dessa história toda?
O roteiro prende a atenção do início ao fim, com uma série de personagens com cara estranha que são possíveis suspeitos. Entre tripulantes e passageiros num avião lotado, o questionamento sobre o autor das ameaças permanece até os momentos finais. No elenco coadjuvante está Julianne Moore, como uma mulher simpática que tenta entender o que está acontecendo na viagem.
A claustrofobia de criar uma situação de perigo num avião já foi explorada outras vezes no cinema. Mesmo assim, Sem Escalas se sai bem por manter um bom ritmo durante toda a projeção. Um dos pontos interessantes é o fato de as mensagens de texto aparecerem em português, dispensando as legendas com as traduções até mesmo na versão com áudio original. Um bom trabalho que deixou a produção mais dinâmica.
Além de servir de pretexto para um final agitado digno de filme de ação, o filme propõe uma reflexão sobre a paranoia americana cultivada desde o atentado que derrubou as Torres Gêmeas, em 2001. Ás vezes, o monstro do medo pode crescer e se tornar o verdadeiro inimigo de um país.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Sem Escalas:

Non-Stop (EUA/França, 2014) Dirigido por Jaume Collet-Serra. Com Liam Neeson, Julianne Moore, Scoot McNairy, Michelle Dockery, Nate Parker, Corey Stoll, Lupita Nyong'o, Omar Metwally, Jason Butler Harner...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.