Super Hiper Mega Banner

Caco Ciocler dirige seu primeiro longa

O primeiro longa-metragem dirigido por Caco Ciocler está no Festival do Rio. O documentário da Cine Group, Esse Viver Ninguém Me Tira, participa da Première Brasil: Competição Documentários – Longas. A produção reconstrói a trajetória de Aracy Guimarães Rosa, mulher do escritor João Guimarães Rosa, mostrando uma heroína anônima. O filme aborda o período vivido por ela em Hamburgo (Alemanha), em que trabalhava como chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro e decidiu ajudar judeus a emigrarem para o Brasil, contrariando o regime nazista e as circulares secretas emitidas pelo governo Getúlio Vargas.

Foto: João Cotta/Divulgação
O ator passou dois anos se dedicando ao projeto desde que recebeu o convite para dirigi-lo e revela qual foi o seu maior desafio. “Foi tirar Aracy da sombra do marido famoso e conseguir sustentar seu protagonismo absoluto independente dele. Eu fui convidado pela Cine Group, mas acho que minha origem judaica pesou tanto para eu ter aceito o convite quanto para a decisão da Cine Group de escolher a mim para dirigir esse filme”, comenta Ciocler.
Mônica Monteiro, CEO da Cine Group, quer Caco Ciocler à frente de novos projetos da produtora. “Ele foi incansável e construiu um filme que emociona, tornando a notável história de Aracy, ainda mais especial”, diz Mônica. Ciocler afirma que não vai parar por aí e já pensa em dirigir um filme de ficção. “Na vida, tenho um olhar mais de diretor mesmo. Gosto de olhar para as coisas meio de fora. Foi muito libertador e excitante entender que essa minha pulsão meio voyer podia ser exercitada dirigindo”, conta Ciocler, que revela que tem uma relação antiga de amor e de parceria com o Festival do Rio: “Estar na Première Brasil com o meu primeiro filme é mais ou menos como voltar para casa em que nasci, depois de uma longa viagem, para apresentar meu filho aos meus pais”.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.