Super Hiper Mega Banner

A Culpa é da Foto está na Mostra Brasília

O ano era 1984: uma terça-feira, dia 24 de janeiro, em pleno governo militar, fotógrafos que cobriam a rotina do presidente da República ousaram protestar na rampa do Palácio do Planalto. O documentário A Culpa é da Foto, que revela os bastidores do episódio, participa do 48° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme concorre ao troféu da Câmara Legislativa na Mostra Brasília.
Aquilo que seria apenas mais um dia de trabalho na rotina da cobertura fotográfica da agenda presidencial se tornou um ato de protesto silencioso contra retaliações e censuras impostas aos trabalhadores da imprensa pelo General João Figueiredo. Vários fotógrafos de diferentes veículos da imprensa se recusaram a fotografar a saída do presidente pela rampa do Palácio, deixando suas câmeras no chão, apenas assistindo de braços cruzados a passagem de Figueiredo. Um único clique registrou o movimento. Na realização do curta, estão os fotógrafos André Dusek, Eraldo Peres e Joédson Alves, e com trilha original do cantor e ator Eduardo Dussek, que compôs a marcha Segura a Rédea General, exclusivamente, para o filme.
 
A Culpa é da Foto
Exibição: 18 de setembro de 2015, às 17h, no Cine Brasília (106/107 Sul), com entrada franca Patrocínio: FAC – Secretaria de Cultural do D

Um comentário:

  1. Anônimo12:48 AM

    Momento tenso na história Brasileira...

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.