Crítica do filme Através

Em 2012, o presidente de Cuba, Raúl Castro, revogou a chamada lei da “carta branca”, finalmente autorizando cubanos a viajar ao exterior sem permissão especial. Assim começa o dilema de Cíntia, a protagonista de Através, que tem um namorado nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, uma família que nunca teve vontade ou necessidade de sair de Cuba. A possibilidade real de ir a Nova Jersey encontrar-se com o namorado faz com que ela enxergue sua vida e seu país de uma nova forma. Ela, então, inicia uma viagem pela ilha de Cuba, enquanto decide se fica.

Através é dirigido pelos brasileiros André Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella, e é filmado em um estilo ‘cinema-verdade’, misturando ficção e documentário. A atriz principal, por exemplo, também se chama Cintia. Os avós da própria atriz também estão no filme, fazendo os avós da personagem. A naturalidade dos diálogos ajuda a construir uma visão clara do povo cubano e sua cultura. É marcante, por exemplo, a cena em que Cintia discute a revolução cubana com o seu avô, que tem mais de 90 anos, e lhe mostra uma de suas antigas medalhas.

Através é particularmente relevante agora por causa da recente reaproximação de Cuba com os Estados Unidos, após meio século do corte de relações comerciais e diplomáticas entre as nações. O célebre país revolucionário é, inclusive, uma das principais “personagens” do longa, como foi Paris em Meia-noite em Paris ou o Rio de Janeiro em Rio, Eu te Amo. Suas paisagens, florestas, trens e ruas são bem explorados pela produção e, ao final do filme, temos uma boa ideia do que seria passar uma temporada na ilha de Fidel.

Com um orçamento de apenas R$ 40.000, o filme é bem fotografado e mostra um mundo raramente testemunhado por brasileiros. Há alguns problemas na progressão da história, como a cena mais forte do final, que nos parece um pouco gratuita, mesmo que verossímil. No entanto, os brasileiros que já pensaram em fazer turismo em Cuba ou simpatizam com as suas crenças políticas irão gostar de explorar o país cinematicamente com Através.

Por Jonah Tash – jonahtash@cine61.com.br – Twitter: @jonahtashcinema

Através (Brasil / Cuba, 2015) Dirigido por: Fabio Bardella, André Lorenz Michiles, Diogo Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em 2012, o presidente de Cuba, Raúl Castro, revogou a chamada lei da “carta branca”, finalmente autorizando cubanos a viajar ao exterior sem permissão especial. Assim começa o dilema de Cíntia, a protagonista de Através, que tem um namorado nos Estados Unidos e, ao...Crítica do filme Através