Super Hiper Mega Banner

Crítica do filme De Cabeça Erguida

Por Jonathas Soares - Especial para o Daiblog

Catherine Deneuve é a indiscutível dama sagrada do cinema francês. No entanto, em De Cabeça Erguida, que estreia nacionalmente no dia 17 de setembro, ela não é a atração principal. Esse papel pertence ao jovem Rod Paradot, que interpreta Malony Ferrandot, um adolescente de 16 anos cuja difícil vida de rebeldia tem origem no dia em que é entregue ao governo por sua mãe. Ele cresce em instituições do Estado, sempre sob a tutela de Catherine Deneuve, uma juíza de menores que acompanha o seu desenvolvimento e, já na terceira cena do filme, também a sua vida de pequenos crimes.
De Cabeça Erguida é a resposta francesa ao ótimo Temporário 12 (2013), sobre a vida de meninos e meninas que crescem em instituições. Desde cedo, eles são acostumados a usar a violência para resolver conflitos e têm dificuldade para sair do círculo vicioso do crime. O enredo do filme é, também, o que imaginamos que poderia acontecer a outro célebre personagem francês: o menininho do clássico de Truffaut: Os Incompreendidos (1959).
O filme de Emmanuelle Bercot (de Ela Vai, também com Deneuve) funciona como um manual de compaixão com delinquentes mirins. Como lidar com eles é um tema extremamente atual em um Brasil que discute a questão da redução da maioridade penal. No entanto, o filme não só nos mostra as punições, questionando a eficácia de alguns métodos, mas também nos ajuda a entender como eles se tornam dessa forma.
Os episódios da vida de Malony são retratados com um realismo admirável e performances magistrais. A sua história é uma narrativa que se repete a cada ano, em vários países, há décadas. O Brasil não é diferente e o mesmo drama, adaptado ao sistema tupiniquim, também já apareceu nas nossas telas em Pixote (1981). Compreender o que acontece com esse grupo marginalizado, parte integral de quase todas as sociedades, é essencial para um entendimento completo do mundo de hoje e, consequentemente, um cultivo da compaixão por outros seres humanos.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme De Cabeça Erguida:

La Tête Haute (França, 2015) Dirigido por Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneuve, Sara Forestier, Benoît Magimel, Catherine Salée, Diane Rouxel, Ludovic Berthillot...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.