Super Hiper Mega Banner

Crítica do filme Homem Comum

Por Jonathas Soares - Especial para o Daiblog

“A vida às vezes não parece um sonho?” “Não é estranho estar vivo?” “A vida não é absurda?” Estas são algumas das questões metafísicas abordadas no maravilhoso Homem Comum, documentário dirigido por Carlos Nader. O filme estreia nacionalmente no dia 10 de setembro. O mote do longa, já conhecido por ter levado o prêmio de melhor documentário brasileiro no Festival É Tudo Verdade 2014, é combinar imagens reais com ficcionais, estas últimas oriundas de A Palavra, de Carl Dreyer.
Nos minutos iniciais da produção, Carlos nos explica que o projeto começou com uma ideia: abordar caminhoneiros no interior do Brasil, perguntar-lhes 'para onde você vai?' e, depois de pegar uma carona, subitamente fazer-lhes uma pergunta extremamente profunda, como "qual é o sentido da vida?". É assim que ele encontra um caminhoneiro específico e o filme passa a se dedicar às crônicas de sua vida, sempre entrelaçadas com o filme em preto-e-branco de Dreyer.
Homem Comum parece nos perguntar se pode haver algo em comum entre 20 anos da vida de um brasileiro contemporâneo e duas horas de um filme dinamarquês dos anos 50. A resposta é, não só surpreendente, como emocionante. Por meio dessa original comparação, Carlos Nader ilumina verdades importantes sobre a natureza humana, mesmo que relativas. As conclusões a que chegamos sobre a existência do caminhoneiro nos fazem refletir profundamente sobre as nossas próprias vidas, como homens comuns que também somos.
Entre os temas principais da produção estão a sensação de tempo, como lidamos com a estranheza da morte, e a dicotomia sonho/realidade. Um filme incrível que merece ser visto por todos, não só porque traz reflexões filosóficas para partes supostamente prosaicas da vida, mas, principalmente, porque nos lembra de um fato do qual frequentemente nos esquecemos: estamos vivos, e o quão belo isso é!
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Homem Comum:

Homem Comum (Brasil, 2014) Dirigido por Carlos Nader. Com Nilson de Paula, Jane, Liciane...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.