Crítica do filme Infância

Por Jonathas Soares jonathassoares@daiblog.com.br
O veterano diretor e roteirista Domingos de Oliveira lança mais um de seus filmes. Trata-se de uma adaptação da peça Do Fundo do Lago Escuro, de autoria do próprio diretor, que também assina o roteiro. O elenco conta com a sempre competente Fernanda Montenegro como seu “carro-chefe”, interpretando Dona Mocinha, a matriarca da família retratada em Infância.

A produção se inicia com narração do próprio Domingos e, logo, compreendemos sua intenção de nos mostrar a própria infância, utilizando um alter ego na figura do menino Rodriguinho (Raul Guaraná). O enredo se passa em um único dia na vida do menino, em apenas um lugar: o casarão de sua família, em Botafogo. À medida em que Domingos nos expõe às várias fatias de sua meninice, como a morte de seu cão, a relação tempestuosa com o primo e o alcoolismo do tio, vamos nos perguntando até que ponto as intrigas mostradas são autobiográficas.

Talvez, justamente por serem tão baseados nas memórias da primeira parte de sua vida, os conflitos narrados não nos parecem nada novos. Assistindo à produção, temos a sensação de que lhe falta um certo frescor, necessário para tornar a história interessante a todos. Infelizmente, Domingos não consegue nos passar uma sensação de infância universal, com a qual possamos nos identificar.

O filme é, então, especialmente recomendado para as chamadas ‘crianças do anos 50’, que viveram aquela década como Rodriguinho. Estes, sim, ficarão agradecidos pela oportunidade de retornar àquele tempo, por meio, por exemplo, das referências a Carlos Lacerda e Samuel Wainer, e revisitar a sua familiaridade com a sensação de sentar-se em volta do rádio.

Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Infância:

Infância (Brasil, 2014) Dirigido por Domingos de Oliveira. Com Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Nanda Costa, Raul Guaraná, Ricardo Kosovski, Maria Flor, Priscilla Rozenbaum…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui