Famílias reais no documentário Aqui Deste Lugar

Com estreia em outubro nos cinemas, o filme Aqui Deste Lugar, de Sérgio Machado e Fernando Coimbra, terá sessões dias 22 e 23 de setembro, às 20h, seguidas de debate, no teatro da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul). A entrada é franca limitada à lotação do teatro. Foram dois anos de viagens pelo Brasil, quase mil entrevistados. Ao final, o que se vê na tela são 90 minutos focados nas histórias de três núcleos familiares que tiveram sua vida completamente modificada ao longo dos últimos dez anos.

Foto: Rodrigo Carvalho/divulgação

 Os diretores e roteiristas Sérgio Machado (Cidade Baixa) e Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta) nos guiam pela história do Brasil recente, tendo como protagonistas brasileiros que pouco frequentam o nosso cinema. Os Barcelos de Rio Grande, no Rio Grande do Sul; os Coresma, de Tauá, no Ceará; e os Souza Leal, de São Paulo, capital, são mostrados de forma crua, cinema direto, com o mínimo de intervenções por parte da equipe de filmagem: “Apenas chegávamos para filmar de manhã. Em algum momento as pessoas esquecem das câmeras”, conta Sérgio.



Pablo Hoffman/Divulgação

O documentário acompanha desde o momento da inscrição no programa Bola Família, onde já de pronto fica patente a falta de direitos mínimos como o acesso a documentos. Depois, vai à casa das famílias selecionadas, nos mostra seu dia a dia de dentro da cozinha, da conversa entre os filhos, da ida ao colégio, da intimidade. Expõe, inclusive, as diferenças entre as regiões do país. Uma reflexão sobre um programa que ultrapassa as fronteiras do partidarismo, tanto defendido por todos os candidatos à presidência nas últimas eleições.

Serviço

Aqui Deste Lugar

Local: Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul Quadra 4 Lotes 3/4)

Dias: 22 e 23 de setembro
Hora: Terça e quarta-feira, às 20h

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Duração: 85 minutos

Entrada franca limitada à lotação do teatro

http://aquidestelugarofilme.com.br/#page

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui