Crítica: A casa da vovó dá medo em A Visita

*Por Michel Toronaga – micheltoronaga@daiblog.com.br

Geralmente a casa dos avós é sinônimo de um lugar acolhedor e repleto de guloseimas. Quem diria que esse também pode ser cenário para momentos assustadores? É o que pode ser visto no filme A Visita, dirigido por M. Night Shyamalan, que estreia hoje nos cinemas.
A trama gira em torno de Becca (Olivia DeJonge) e Tyler (Ed Oxenbould), duas crianças que vão passar uma semana na casa dos avós (Deanna Dunagan e Peter McRobbie) que eles nunca conheceram. Um ressentimento no passado fez com que sua mãe nunca falasse sobre os familiares. Agora, os meninos querem descobrir o que aconteceu.

Com câmeras na mão, eles filmam um documentário para registrar o encontro, a experiência de conhecer os parentes e a casa onde sua mãe morou. Apesar de ser filmado como se fosse real, no estilo found footage, o longa-metragem não é formado por imagens tremidas e mal-enquadradas. Becca, metida a cineasta, procura capturar bem as imagens. E seu filme é como uma forma de enfrentar os dramas familiares.

O suspense surge de forma progressiva. Há algo de muito estranho com aqueles dois velhinhos. E o mistério em relação a eles prende a atenção até o final da projeção. Shyamalan é um daqueles diretores que se ama ou se odeia. Estreou com uma fase boa, com o surpreendente O Sexto Sentido. E tem em seu currículo títulos memoráveis, como A Vila, Corpo Fechado e Sinais. Ultimamente, entretanto, seus trabalhos são conhecidos pelo fracasso e baixa bilheteria.

Foi assim com Fim dos Tempos, O Último Mestre do Ar e o desastroso Depois da Terra. Agora, o indiano está de volta às telonas com A Visita, produção modesta, simples, mas que funciona bem.

A trama, escrita pelo próprio diretor, traz sua marca registrada e guarda uma reviravolta no final. Não chega a ser algo chocante, mas causa espanto e dá um frio na espinha. E o cineasta acerta ao equilibrar o suspense com o drama. Um bom trabalho, que prova que Shyamalan ainda tem o que mostrar.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme A Visita:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui