Super Hiper Mega Banner

Crítica: O realismo dramático de Ausência

*Por Michel Toronaga - micheltoronaga@cine61.com.br 

Depois de A Casa de Alice, o cineasta Chico Teixeira presenteia os cinéfilos com Ausência. O longa-metragem tem os mesmos méritos do anterior. É um drama bem dirigido, verdadeiro, e tem como principal qualidade o realismo. A trama suburbana traz personagens tão cotidianos que tudo se assemelha a um documentário - embora sem a frieza que o formato pode apresentar. Serginho (Matheus Fagundes, da minissérie Felizes Para Sempre?) é um menino que não estuda e que trabalha na feira.


Depois que o pai deixou a família, ele teve de assumir o papel principal na casa. Seja ajudando na renda familiar ou até mesmo cuidando do irmão caçula. A mãe (Gilda Nomacce, sempre fantástica) se perde na bebida, o que deixa o garoto sem referencial. São muitas as ausências que ele tem de lidar.


Forçado a amadurecer, o protagonista tem como refúgio a casa do professor Ney (Irandhir Santos), que é cliente da xepa. Serginho leva as encomendas até lá e passa um tempo na companhia do homem mais velho. Ele representa segurança, uma figura paterna e até mesmo algo que vai além disso tudo. Ao mesmo tempo que Serginho é uma criança que se encanta com a magia de um circo local, ele se mostra adulto ao ter responsabilidades importantes numa nova reconfiguração familiar. Somada a toda essa complicada situação, existe a questão da descoberta da sexualidade. Assim como A Casa de Alice, existe uma tensão sexual presente em toda a projeção. E os desejos ficam nas entrelinhas.


Sem responder muitas perguntas do passado e futuro dos seus personagens, Teixeira realiza mais um ótimo trabalho. É um recorte sensível, crítico e, acima de tudo, humano. O elenco - com fortíssimos nomes, como Irandhir e Gilda, - enobrece o filme, que tem uma história que lida com temas atuais, como o trabalho infantil.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Ausência:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.