Comédia espanhola sobre roubo de Mona Lisa

O longa-metragem Picasso e O Roubo da Mona Lisa, do diretor espanhol Fernando Colomo, está em cartaz nos cinemas. Distribuído pela Esfera Filmes, o filme apresenta uma versão, baseada em uma história real, do desaparecimento da mais famosa obra de Leonardo Da Vinci do Museu do Louvre, a Mona Lisa, em 1911.

Trata-se de um fato histórico: o pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire foram mesmo investigados pelo roubo do quadro. O espanhol Picasso, o francês Apollinaire, e um terceiro membro – um jovem belga conhecido apenas como O Barão, formariam o que a imprensa francesa definiu, à época, como “uma gangue internacional que chegou à França para saquear os museus”. Após os interrogatórios, o pintor foi imediatamente liberado e Apollinaire permaneceu preso por uma semana.

 Curiosamente, o incidente não foi citado em nenhuma biografia de Picasso até muitas décadas depois. Para Colomo, trata-se de “uma história real que era, em si, um filme apaixonante”. Picasso e O Roubo da Mona Lisa aborda ainda a rivalidade entre pintores já consagrados como Henri Matisse e os jovens artistas de vanguarda, como Picasso e Georges Braque, que apenas começavam a despontar, mostrando de forma irreverente os bastidores do início do movimento cubista. Assista a seguir ao trailer do filme:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui