Super Hiper Mega Banner

Crítica: Luta pela vida em No Coração do Mar

* Por Michel Toronaga - micheltoronaga@daiblog.com.br 

Considerado um dos maiores clássicos da literatura norte-americana, Moby Dick, escrito por Herman Melvillem, foi inspirado numa tragédia real. A fantástica história deu origem ao longa-metragem No Coração do Mar, que estreia hoje nos cinemas nas mãos do premiado cineasta Ron Howard (Uma Mente Brilhante).


O filme mostra os bastidores da origem da obra de ficção, que teve como base a jornada do barco Essex. Em 1820, o comércio de óleo de baleia movimentava todo os EUA, o que estimulava perigosas missões em busca do valioso mamífero.


Owen Chase (Chris Hemsworth, de Thor) é o primeiro imediato da embarcação, liderada pelo inexperiente George Pollard (Benjamin Walker, de A Conquista da Honra). Enquanto um deixa a esposa em terra firme para receber dinheiro para viver, o outro, nascido em berço de ouro, assume a posição de chefia apenas pelo peso do sobrenome da família. Desavenças à parte, o maior perigo que a tripulação acaba por enfrentar é uma gigantesca baleia.


Narrado na forma de flashbacks, o filme passeia bem entre a aventura e o drama. No início aparenta ser um blockbuster criado para ostentar efeitos especiais e o 3D. Mas, aos poucos, o que se vê é um emocionante relato sobre sobrevivência e os limites humanos. O elenco está ótimo e traz nomes como Cillian Murphy e a revelação Tom Holland (aquele menino que já mostrou ser um bom ator em O Impossível). Além da direção segura de Howard, chama atenção a incrível fotografia de Anthony Dod Mantle, que já ganhou um Oscar por Quem Quer Ser Um Milionário?, e que surpreende de novo com imagens de ângulos inusitados que dão um realismo impressionante.


Intercalando momentos assustadores, e até mesmo poéticos, com reflexões sobre o sentido de mortes de animais por causa do dinheiro e a persistência da vida em condições difíceis, o filme merece ser visto. Caprichado, surge com possível indicado ao Oscar 2016.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme No Coração do Mar:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.