Super Hiper Mega Banner

O primeiro curta latino-americano no Oscar

O curta chileno Bear Story, dirigido por Gabriel Osório e escrito por Daniel Castro, conta a história de um urso que foi bruscamente sequestrado e separado de sua família. Vivendo com a incerteza de não saber o destino de seus entes queridos, é obrigado por seus algozes a trabalhar em um circo. O drama exposto curta de dez minutos é uma ficção o relato tem um fundo histórico potente, pois está baseado na ditadura militar chilena. A obra foi inspirada no exílio do avô do diretor Gabriel Osório.


“Me inspirei em uma história familiar, que tem a ver com o exilio do meu avô. Ele esteve dois anos na prisão após o golpe militar, e em 1975 o exilaram. Cresci sem conhecer meu avô e esse é o ponto de partida, uma inspiração para tratar o que acontece quando uma família está separada, que é o tema deste curta”, conta Gabriel Osório. Bear Story chega ao Oscar com boa avaliação da crítica. Desde a sua estreia no Festival de Annecy em junho de 2014, o curta-metragem vem sendo premiado em diversos países: no Festival Brasileiro Animamundi ganhou nas seguintes categorias “Melhor Curta-metragem Infantil” e “Melhor Direção de Arte”; no festival Alucine Latin Fil & Media Arts do Canadá, recebeu um prêmio por “Melhor Animação”; no Cleveland Internacional Film Festival, foi coroado como “Melhor Curta-metragem de Animação”; e recentemente ganhou a votação do público e do júri no Short List Film Festival, organizado pela revista especializada The Wrap.

 

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.