Super Hiper Mega Banner

Clássico A Cor Púpura retorna às livrarias

Três anos depois de sua primeira publicação, o romance A Cor Púpura, que ganhou o prestigiado prêmio Pulitzer em 1983, foi adaptado para os cinemas. Os personagens de Alice Walker ganharam então vida e voz nas interpretações inesquecíveis de Whoopi Goldberg (no papel de Celie), Danny Glover, Margaret Avery e Oprah Winfrey. O elenco estrelado foi dirigido por Steven Spielberg.


Reeditado agora pela José Olympio, o livro é um convite à narrativa envolvente de Walker. A história, que se passa no sul dos EUA na primeira metade do século 20, é toda contada por meio de cartas que Celie, a protagonista, escreve a Deus, um de seus poucos interlocutores numa vida de silêncios, violência e aniquilamento de sua personalidade. Negra e pobre, ela também escreve para Nettie, sua irmã, melhor amiga e alma gêmea. As duas são afastadas quando Celie é oferecida em casamento a um homem mais velho. Violentada diversas vezes ao longo da trama, ela passa os dias cuidando dos enteados e sonhando com os dois filhos que seu pai, depois de engravidá-la, tirou de seus braços.


O livro tem ainda outras personagens-chave: Sophia, esposa do enteado de Celie, e Shug Avery, amante de seu marido. As duas, com estratégias diferentes, são vozes que se levantam contra o racismo e o machismo em uma sociedade extremamente conservadora e segregacionista. É com Shug que Celie descobre o prazer, a beleza e o talento profissional. Descobre, enfim, a liberdade feminina.


Alice Walker ganhou o prêmio Pulitzer e o American Book Award com A Cor Púpura. Entre seus outros livros estão By the Light of my Father’s Smile e The Temple of my Familiar. Ela também é autora de duas coletâneas de contos, três reuniões de ensaios, poemas e livros infantis. Suas obras foram traduzidas para mais de uma dúzia de idiomas. Nascida em Eatonton, Georgia, Walker vive hoje no norte da Califórnia.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.