Super Banner

Artista Marina Abramović em busca dos poderes

Principal expoente da arte de performance no mundo, Marina Abramović conhece o Brasil melhor do que muitos brasileiros. A artista sérvia visitou o país pela primeira vez em 1989. Foi para Serra Pelada, no Pará, pesquisar cristais e pedras semipreciosas e suas influências no corpo e na mente humana.


Voltou ao país diversas vezes e, em 2007, conheceu a galerista brasileira Luciana Brito que passou a representá-la no Brasil. Anos depois, ao fim da exposição “A artista está presente” no MOMA, em Nova York, Marina contou para Luciana do seu desejo de fazer uma viagem de pesquisa artística sobre espiritualidade no Brasil.


A jornada percorreu seis estados brasileiros e deu origem ao documentário Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil, em cartaz nos cinemas. Primeiro longa-metragem dirigido pelo brasileiro Marco Del Fiol, o road movie foi inteiramente captado e produzido no país entre 2012 e 2015 e acompanha a artista por um percurso de mais de seis mil quilômetros, em busca daquilo que ela chama de “pessoas e locais de poder” .


Google+