Super Hiper Mega Banner

Restaurante em Ouro Preto homenageia Pasolini

Quem disse que cinema e gastronomia não combinam? A cidade mineira de Ouro Preto, que recebe anualmente o CineOP, uma mostra de cinema, prova que é possível combinar histórias e sabores com um toque pra lá de especial de arte. Há pouco mais de 1 ano, o restaurante Pastifício Mamma Roma se apresenta como uma opção para amantes da gastronomia italiana artesanal, além de prestar uma homenagem ao diretor Pier Paolo Pasolini.


O nome do restaurante remete diretamente ao filme Mamma Roma, lançado em 1962 e que tem no elenco Anna Magnani e Ettore Garofolo. Além disso, é uma menção às tradicionais casas de pasta, os pastifícios da Itália, onde as massas são artesanais e frescas. De acordo com o chef e proprietário Anderson Vitorino, além da admiração pelo cinema de Pasolini, foram o amor pela comida e o respeito pela tradição da culinária italiana que levaram à abertura da casa de massas artesanais em 2015. “As histórias da nonna sobre como sua mamma abria a massa no rolo sempre me inspiraram, por isso resolvemos juntar as receitas de família com o prazer dos mineiros em receber amigos e familiares para comer”, conta.


O cenário não poderia ser outro, o restaurante está situado em um casario centenário no Centro Histórico da cidade aos pés da Igreja Nossa Senhora do Carmo e ao lado do Teatro Casa da Ópera (teatro mais antigo em funcionamento das Américas). Nas paredes, mais de 10 cartazes do filme Mamma Roma, de diferentes países, decoram o restaurante e reforçam a homenagem ao diretor italiano, conferindo assim, um mergulho cultural e histórico guiado pela gastronomia. A paixão pelo cinema também transparece na presença de objetos que são verdadeiros tesouros de família: uma câmera super-8mm dos anos 70 e uma antiga câmera fotográfica analógica.


A maioria dos pratos tem como referência a gastronomia da região da Sicília, no sul da Itália. Dentre eles, destaque para duas entradas: a Bruschetta de Caponata Siciliana (pães italianos feitos na casa e cobertos com o tradicional refogado de berinjela) e o Arancini (bolinhos de risoto recheados com queijo). O restaurante possui carta de vinhos com quinze opções de rótulos, em sua maioria italianos, e carta de cervejas artesanais da região. Para adoçar o paladar, a casa serve o Tiramisú, com um toque mais tropical por conta da presença do Limoncello (licor de limão siciliano), e o Gelato della Mamma, um sorvete artesanal com mel, nozes e tâmaras.

Pastifício Mamma Roma
Endereço: Rua Costa Sena, 285 – Centro – Ouro Preto – MG
Telefone: (31) 3551-2940
Horário de funcionamento: Quarta a sexta 19h-22h, Sábado 12h-15h e 19h-23h, Domingo 12h-15h. Aceita reservas, pagamentos com cartões de crédito e débito.
Possui Wi-fi grátis.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.