Super Hiper Mega Banner

Cinema com software live em hardware aberto

O primeiro filme narrativo do mundo no formato de cinema digital a ser filmado com uma câmera open hardware e editado apenas com software livre está pronto. O curta-metragem Floresta Vermelha foi filmado em RAW, formato bruto que permite uma grande variedade de manipulações na pós produção e proporciona ganhos enormes em relação à filmagem comum em full HD.


A câmera de tecnologia livre usada para as imagens do Google Street View foi cedida pela empresa Ephel e equipada com uma lente objetiva, conectada ao um computador. Apesar da simplicidade, produz imagens de qualidade de cinema, equiparável a um Super 8 (resolução de 2304x960 RAW Anamorphic a 24fps). Todo o conhecimento produzido pela equipe, principalmente os processos de edição e de scripts de automação de processos, está sendo devidamente documentado e disponibilizado sob licença Creative Commons para outras pessoas que também queiram usá-lo para fazer filmes.


Sinopse: Floresta Vermelha conta a volta do jovem Nikolai para a casa dos pais, em uma vila que poderia estar em qualquer lugar do mundo. Lá, reencontra a mãe, Liliya, e a irmã menor, Halyna, enquanto espera o pai, Yuriy, voltar do trabalho. Muitas coisas mudaram desde que Nikolai partiu há alguns anos, junto com quase todos os habitantes da região. Outras, em especial com relação a seus familiares, quase não se alteraram. Nikolai espera voltar a fazer parte da família até o final do dia. Porém, o que significa “ser aceito” de novo, em um lugar onde a floresta brilha vermelha no escuro?

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.