Super Banner

Crítica: A Lenda de Tarzan entretém todos

*Por Leonardo Resende - hashtagcinema@daiblog.com.br 

O personagem Tarzan ganhou um destaque no imaginário do público (especificamente infantil) depois de uma animação produzida pela Disney, em 1999. Porém, quem cresceu fora do contexto dos anos 1990, conheceu este herói selvagem sob uma abordagem mais violenta e agressiva. Quem não conhece ou sente falta deste lado de Tarzan poderá contemplar sua nostalgia com A Lenda de Tarzan, que estreia hoje nos cinemas.


A princípio, a história pode soar nem tão familiar, pois mostra eventos após sua convivência nas selvas da África. Contado de maneira não-linear, Tarzan/John Clayton (Alexander Skarsgard) vive em Londres com sua esposa Jane (Margot Robbie). O rapaz é chamado a retornar à selva como emissário do Parlamento Britânico. Acompanhado por Jane e George (Samuel L. Jackson, visto aqui como um alívio cômico), Tarzan desconhece o principal objetivo da sua ida ao lar antigo.


Adaptar ou reinventar uma história que está há muitos anos no cinema é um fardo enorme para qualquer roteirista. E aceitar um projeto com tanto risco de comparações é algo perigoso mesmo um diretor bem experiente, como David Yates, que fez sua carreira com séries inglesas e depois ascendeu à fama com os últimos capítulos de Harry Potter. Ele encheu muito bem os cofres da Warner Bros. Após quatro adaptações literárias, Tarzan é enriquecido por toda essa experiência estética do diretor. Até onde aparentavam as divulgações, o longa-metragem tinha cara de ser um fiasco. Entretanto, o filme surpreende.


Os adereços estéticos são emprestados, levemente, de Harry Potter, mas o que mais se destacou foi a narrativa não-linear que ainda inseriu fatos históricos e políticos da colonização da África. Nesse meio ainda deu tempo de contar a história do protagonista. Mesmo para um filme comercial, todos estes elementos são usados com uma excelência capaz de prender desde do menino que viu a animação da Disney até o adulto que cresceu lendo as revistinhas.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme A Lenda de Tarzan:



The Legend of Tarzan (EUA, 2016) Dirigido por David Yates. Com Alexander Skarsgård, Rory J. Saper, Christian Stevens, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson, Margot Robbie, Sidney Ralitsoele...
Google+