Super Banner

18º Fica - Espaço para animações na programação

*Por Leonardo Resende, da Cidade de Goiás - hashtagcinema@daiblog.com.br 

O mundo do cinema animado pode ser definido pela imaginação fértil de seus realizadores. Com esse elemento, um cineasta pode ousar nas histórias mirabolantes e cores vivas. Devido a este leque infinito de possibilidades, as animações têm ganhado o imaginário tanto das crianças quanto dos adultos. Por causa deste marco, o 18º Fica - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que vai até o dia 22 de agosto na Cidade de Goiás (a 386 km de Brasília), selecionou obras que tentam alcançar os dois tipos de público.

Curta Le Petit Pousse

As animações selecionadas estão nas mostras Fica Animado e Paralela do Cinema Brasileiro. Além das exibições dos filmes, o evento conta com um fórum de cinema, em que Luiz Bolognesi (Uma História de Amor e Fúria), Alê Abreu e Priscilla Kellen (O Menino e o Mundo) debatem o tema “O Cinema de Animação e o Meio Ambiente”. A programação do Fica Animado integra oito produções, sendo duas goianas. Serão exibidos: La Petit Pousse (França), Tik Tak (Estônia), Moo Moo e The Trees Thief (Irã), além das produções nacionais Garoto Cósmico, Caminhos dos Gigantes, Os Meninos Verdes e Insustentarte.

Os Meninos Verdes

O Fica 2016 exibe com a Mostra Paralela de Cinema Brasileiro os filmes Uma História de Amor e Fúria e O Menino e o Mundo, de Alê Abreu e Luiz Bolognesi, respectivamente. Ambos foram premiados no festival francês Annecy. Recentemente, Abreu foi indicado ao Oscar 2016 de Melhor Animação. O longa simboliza a força implacável da globalização e o seu impacto no meio ambiente.

Uma História de Amor e Fúria

O diretor participa do debate juntamente com a diretora artística Priscilla Kellen e Luís Bolognesi. Quem tem o interesse de conhecer o funcionamento criativo de uma animação, a Unidade de Ciências Humanas recebe Rosana Urbes e Diego Akel com minicursos e oficinas de cinema. As aulas vão até o dia 19 de agosto, de graça.

Cobertura 18º Fica. Leia também:
Festival traz cinema e natureza andando juntos
Cineastas mostram produção local na Mostra ABD
Realidade virtual registra desastre em Mariana
Espaço para animações na programação
Google+