Super Hiper Mega Banner

Crítica: Hestórias da Psicanálise é didático como uma aula

*Por Leonardo Resende - hashtagcinema@daiblog.com.br

Filmes que retratam ou documentam a psicanálise nunca são o suficiente. Ainda mais quando o assunto é o mais complexo e curioso da humanidade: a mente humana, Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud, que estreia hoje nos cinemas, aumenta o acervo de documentários sobre esta área da psicologia.


Dirigido por Francisco Capoulade, o filme que é narrado por meio de capítulos que mostram diversas entrevistas com especialistas na área. Seguindo uma construção linear, o objetivo do cineasta é mostrar os contrapontos de cada entendedor. Capoulade quer levantar discussões sobre a importância da leitura freudiana nos tempos contemporâneos - vide cena em que um pesquisador responde que sua leitura psicanalista favorita é Dom Casmurro.


Pelo fato do próprio Capoulade ser psicanalista, o longa-metragem ganha tons didáticos e muitas vezes prolixos. Ao se apegar intensamente nesse mundo da psicanálise, o filme apresenta conteúdo  suficiente para debates. Entretanto, essa mesma veia energética pela área não aparece pelo cinema.


Apesar do início promissor, com diálogos em vários idiomas intercalados que representam a imensidão de opiniões sobre Sigmund Frued, o documentário perde a força devido sua montagem. Editado com muitos relatos, Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud se aproxima mais de uma reportagem do que um documentário.


Caso Freud pudesse ver Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud, sua satisfação seria plena devido às inúmeras falas saudosistas e reflexivas, porém o mesmo não pode ser dito de um espectador que tem o simples desejo de entender um documentário de psicanálise.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog 

Veja aqui o tralier do filme Hestórias da Psicanálise - Leitores de Freud:

 

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.