BIFF 2016 – Sergio Leone será homenageado

O 5º BIFF – Brasília International Film Festival fará uma homenagem especial ao premiado diretor italiano Sergio Leone (1929-1989), conhecido como o criador do western spaghetti, o faroeste à italiana, que renovou o gênero western. A obra de Leone, que é inspiração confessa de diretores contemporâneos como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, estará representada por seis títulos, dentre os mais conhecidos do realizador. Os ingressos para as sessões da mostra dedicada ao grande cineasta terão preço fixo de R$ 4.

Sergio Leone

A mostra começa já no dia de abertura do festival (4 de novembro), com a exibição do antológico Por um Punhado de Dólares, que apresenta o ator/diretor Clint Eastwood no começo da carreira e marca o início do que seria conhecida como a Trilogia dos Dólares de Leone. No filme, estão presentes os elementos que fizeram a fama do estilo de western à italiana, marcado por heróis solitários, sem nome, individualistas e meio sem escrúpulos, ou seja, sem o maniqueísmo dos títulos anteriores do gênero. A programação segue com os outros dois títulos da Trilogia dos Dólares: Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito, ambos protagonizados por Clint Eastwood e Lee Van Cleef e considerados clássicos.

Era Uma Vez no Oeste

O público poderá ver também a chamada Trilogia Era Uma Vez, com os filmes que Sergio Leone ambientou na América: Era Uma Vez no Oeste, de 1968, com Cláudia Cardinalle, Henry Fonda e Charles Bronson, apontado por muitos como o melhor western já produzido; Quando Explode a Vingança (também conhecido como Quando Explode a Revolução), de 1971, sobre a Revolução Mexicana; e Era Uma Vez na América, um épico sobre a ação das máfias lançado no Festival de Cannes de 1984 e vencedor do Globo de Ouro.

Leia mais sobre o 5º BIFF – Brasília International Film Festival:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui