Crítica: The First Monday in May mostra os bastidores do Met Gala

*Por Leonardo Resende – Especial para o Cine61

Com o livro O Diabo Veste Prada, Lauren Weisberge atingiu o topo da lista de mais vendidos do jornal The New York Times. A obra retratava de modo fictício os bastidores da revista Vogue. Não levou muito tempo para que Hollywood desse um jeito de lucrar. Eis que em 2006, Anne Hathaway e Meryl Streep estrelam a adaptação do livro. O sucesso foi tão absurdo que a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, comentou: “Aqui na revista adoramos ficção”. Na realidade, a reação de Anna foi o documentário The September Issue, título que mostra todos os processos de criação editorial da Vogue. Devido ao sucesso dentro e fora do mainstream cinematográfico, a revista repete a dose com The First Monday in May, documentário disponível em plataformas live-streaming.
Met Gala é um evento que acontece todos os anos na cidade de Nova Iorque. Em suma, é uma celebração responsável por arrecadação de fundos para o Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque. Nos últimos anos, a revista Vogue, juntamente com os curadores do museu, foi responsável por organizar o tal baile. A lista de convidados é eclética, e varia desde estrelas da música até empresários e políticos poderosos. Por isso, o Met Gala se tornou um dos maiores chamarizes de grandes marcas como Gucci, Prada, entre outras.
O diretor Andrew Rossi, que foi responsável pelo documentário Page One: Inside the New York Times, resgata algumas técnicas narrativas para The First Monday in May. A edição intercala relatos atuais com arquivos pessoais, dando um sentido mais profundo ao documentário. Um exemplo de tal característica é a homenagem a Alexander McQueen. Rossi emociona o espectador, sem exageros, ao alternar entre os desfiles do estilista e relatos de algumas celebridades.
Analisando como uma linha temporal, The First Monday in May funciona como uma sequência de The September Issue. A diferença é a narrativa um pouco arrastada devido à preocupação de Rossi em colocar na tela personagens com consistência e charme. O espectador com certeza vai se encantar com os vestidos, a festa e todo o glamour que a moda expressa, mas o fator que vai deixá-lo apaixonado é a coletânea de personagens incríveis do universo Vogue.

Veja aqui o trailer do filme The First Monday in May:

The First Monday in May (EUA, 2016) Dirigido por Andrew Rossi. Com Anna Wintour, Andrew Bolton, John Galliano, Karl Lagerfield, Jean-Paul Gaultier, Vaz Luhrmamm…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui