Super Banner

Crítica: Marvel acerta novamente com Doutor Estranho

*Por Leonardo Resende - Especial para o Cine61

É fácil compreender a fórmula do sucesso para adaptações de quadrinhos. De acordo com a Marvel, precisa-se de três elementos: um protagonista egocêntrico, uma tragédia capaz de mudar tudo na vida do personagem e a busca da redenção. Estes fatores, com certeza, aparecem no longa-metragem Doutor Estranho. Dirigida por Scott Derrickson (A Entidade e O Exorcismo de Emily Rose), a película consegue o status de melhor adaptação do ano, mesmo que a receita de bolo da Marvel esteja desgastando.


O médico Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é um neurocirurgião. Esbanjando arrogância e excentricidade (não, não estamos falando de Tony Stark), Strange consegue ser o melhor em sua área. Devido a um acidente de carro, o médico rompe diversos ligamentos de suas mãos, fazendo dele um cirurgião imprestável. Após descobrir que um antigo paciente tetraplégico recuperou os movimentos com um método de medicina esotérica, Strange parte para o Oriente Médio em busca de sua cura. Para sua surpresa, toda melhoria depende de magia.


Ver um diretor saindo de sua zona de conforto resulta em dois acontecimentos: um sucesso estrondoso ou um fracasso vergonhoso. Felizmente, pelo menos para os fãs e para a Marvel, o filme excede expectativas. Derrickson, que estreou no terror, faz uso de elementos visuais nunca vistos em sua carreira, deixando claro que tal esforço foi resguardado para esta produção.


O único defeito que pode ser apontado para Doutor Estranho é a motivação do vilão. Quase 2017 e as instigações vilanescas são resumidas em dominação global. Mesmo assim, respeitando o material original, mas adicionando aqueles clichês infelizes (já citados), Marvel confirma que consegue fazer um longa-metragem pipoca seja qual for a ambientação da história.
Cotação do Cine61: Cine61Cine61Cine61Cine61

Veja aqui o trailer do filme Doutor Estranho:


Doctor Strange (EUA, 2016) Dirigido por Scott Derrickson . Com Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Tilda Swinton....
Google+